Enem começa a valer para 50 instituições de ensino portuguesas 
IPAM foi a última instituição a firmar acordo com o Brasil 
Redação CPIMW
13 de Maio de 2020


Foto: Carlos Cecconello/Folhapress

 

Nesta terça-feira (12), 50 instituições de ensino já passam a aceitar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio para a entrada de estudantes brasileiros em cursos de graduação. A última instituição do país europeu a firmar acordo com o Brasil foi o IPAM, Instituto Português de Administração de Marketing, com sede na cidade do Porto, no noroeste de Portugal. 


“É um indicativo muito forte da credibilidade e da respeitabilidade que o Enem conquistou dentro e fora do país. É mais uma oportunidade para que os estudantes brasileiros tenham uma formação de qualidade, agregada à experiência em um país estrangeiro”. Afirmou Alexandre Lopes, presidente do Inep. 

As universidades definem as regras para a admissão e o peso das notas. A presença de estudantes estrangeiros nas universidades portuguesas é regulamentada por lei. Os estudantes brasileiros que venham a se formar no exterior precisam revalidar o diploma profissional no Brasil para poder exercer a profissão. 

Atualmente, os brasileiros formam a maior comunidade de estrangeiros em Portugal. São mais de 150 mil em um total de 10,2 milhões de portugueses e estrangeiros naquele país da Península Ibérica. A residência em Portugal exige visto de permanência, que deve ser providenciado no Brasil por meio de agente ligado aos serviços consulares portugueses. 

(Fonte: Tupi online) 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024