Golpistas fraudam CPF para pedir auxílio emergencial  
Caixa diz que não envia mensagens aos beneficiários  
Redação CPIMW
28 de Maio de 2020


Foto: Caio Rocha/Estadão Conteúdo


Nesta semana, o blog do jornalista Altieres Rohr respondeu algumas dúvidas sobre o aplicativo da Caixa Econômica Federal, que vem sofrendo algumas fraudes nos últimos dias. 

Segundo a  Controladoria-Geral da União, é possível que haja cerca de 160 mil  fraudes no recebimento do auxílio emergencial de R$ 600.

“Se você não solicitou o auxílio, você deve ignorar a mensagem. Embora exista a possibilidade de que alguém simplesmente cometeu um erro de digitação quando informou o número de telefone no cadastro “, explicou ao blog a Caixa Econômica Federal. E continuou "o recebimento de código não solicitado é um método de ataque comum para levar o usuário a clicar ou ligar para os agentes fraudulentos". 

Se você  acha que teve o CPF fraudado para solicitação do auxílio de R$ 600, pode acessar o site da Dataprev, que estará disponível no final desta matéria. 

Caso você confirme que o  CPF foi usado indevidamente em uma fraude, a Caixa orienta que seja aberta uma denúncia pelo telefone 121. 

Em nota, a Caixa diz que “não envia e-mails, mensagens ou realizam ligações para os cidadãos. Dessa forma, qualquer tentativa de contato com o cidadão pode ser caracterizada como tentativa de fraude e deve ser desconsiderada, bloqueada e reportada aos órgãos fiscalizadores competentes”. 

 Site Dataprev: https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/

(Fonte: G1 e Uol)

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024