Cristãos precisam escolher entre fé e ajuda durante pandemia
Relatos da Portas Abertas mostram que muitos que sofrem perseguição estão tendo ajuda negada do governo por seguirem a Jesus
Redação CPIMW
23 de Julho de 2020

Culto em uma igreja no norte do Vietnã. Cristãos no país sofrem com a perseguição ao evangelho (Foto: Josep Prat)

Como se não bastasse o histórico de perseguição que muitos cristãos sofrem no mundo por pregarem o evangelho, eles estão tendo de enfrentar a negação de assistência durante a pandemia da covid-19 por não renunciarem ao nome de Jesus. É o que afirma a Associação Internacional Portas Abertas, que tem recebido muitos relatos do tipo.

De acordo com a associação, cristãos de países como Bangladesh, Índia, Sudão e Malásia ouvem que só receberão ajuda se negarem a Cristo. “[Em Bangladesh] Os governos estão prestando assistência a muitas pessoas, mas muitos cristãos, sobretudo os de origem muçulmana ou budista, não recebem apoio quando procuram as aldeias”, relatou o pastor Sam, que coordena o trabalho da Portas Abertas no sudeste da Ásia.

Ele fala que os chefes dessas aldeias em Bangladesh costumam dizer aos cristãos que eles “não fazem parte desse apoio”. “As pessoas podem escolher morrer ou se converter novamente ao Islã, se não tiverem meios para sobreviver”, acrescentou o pastor, que explicou em seguida que o apoio da associação tem impedido muitos de morrer.

No Sudão, cristãos também enfrentam situação semelhante. Um pastor local, não identificado por questões de segurança, disse ao Premiere News que “crentes de origem muçulmana precisam ser totalmente autossuficientes, pois não recebem apoio da família, tribo ou comunidade”. 

“Quando os cristãos convertidos pedem ajuda à sua comunidade muçulmana, ouvem que precisam abandonar o cristianismo se quiserem ser ajudados. É uma tragédia”, relata.

No leste da Malásia, representantes de uma mesquita local disseram a um grupo de estudantes cristãos que eles teriam de se converter novamente ao Islã para receber qualquer ajuda alimentar da comunidade durante a quarentena. Já no Vietnã, um relatório da Portas Abertas divulgou que o governo negou-se a alimentar mais de 100 cristãos, incluindo crianças e idosos.

“Vocês são cristãos e seu Deus cuidará de sua família! O governo não é responsável por suas famílias”, disseram as autoridades a 18 famílias cristãs, incluindo 107 pessoas, no norte do Vietnã.

O presidente da Federação das Organizações Cristãs Americanas da Índia, John Prabhudoss, disse em entrevista ao The Christian Post que também tem recebido vários relatórios de minorias religiosas sendo maltratadas na Índia durante a pandemia.

"Especificamente, muitos estão sendo deixados de fora dos programas criados para ajudar as pessoas durante esta crise", disse ele. “Obviamente, existem várias falhas sistêmicas na abordagem do governo nacionalista hindu a este problema. Por conta disso, cristãos e outras minorias religiosas estão sofrendo, mas não são as únicas vítimas. Várias pessoas economicamente vulneráveis também estão sofrendo devido a essas atitudes do governo nacionalista hindu”, completou.

(Fonte: Christian Post)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024