Estresse no trânsito: um dos principais problemas do século XXI
Proprietário de autoescola acredita que culpa é da má gestão das leis de trânsito
Irislayne Tavares
03 de Agosto de 2020

O trânsito no Brasil é um dos piores do mundo (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

A cena já é tradição da rotina do brasileiro: basta a primeira parada no trânsito para, cinco segundos depois, ouvir-se a primeira buzina. Um minuto, e todos os motoristas decidem fazer o mesmo, como se o ato fosse o suficiente para fazer o trânsito andar. 

De acordo com o último ranking anual Traffic Index, nove cidades brasileiras estão entre as 270 com o pior trânsito do mundo. Recife, em Pernambuco, é a cidade brasileira com o pior trânsito, ocupando a 15ª posição. Por isso, conversamos com motoristas e instrutores para saber se esse grande problema de estresse no trânsito tem solução. 

O motorista e instrutor prático e teórico Thiego Vinicius Araújo, de 28 anos, também é proprietário de uma autoescola. Ele vê o trânsito estressante por culpa da má gestão das leis de trânsito e o descumprimento delas.  

Vinicius, como é conhecido na autoescola, contou que os motoristas de van e ônibus se aposentam cinco anos antes dos demais por causa do desgaste emocional. “Profissionais da área que vivem direto no trânsito, como motorista de ônibus, motorista de van, tem uma carga emocional muito forte. Motorista de ônibus se aposenta cinco anos mais cedo, isso se não apresentar nenhum problema psicológico antes.”

“Quando eu fiz curso de instrutor, grande parte da minha turma era formada por caminhoneiros, que queriam um emprego mais estável, próximo da família. E os motoristas de ônibus e de van, que queriam sair daquele ‘meio’ por causa do estresse”, relatou o instrutor. 

O instrutor de pilotagem Roberto Manzini, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, fala que o estresse no trânsito só aumenta. Um dos principais fatores, na opinião dele, é o aumento do uso do telefone celular. “No trânsito, há uma pressão gerada pelo tempo que o motorista precisa para chegar do ponto A ao ponto B”, diz Manzini. “E o smartphone está ali para te cobrar o tempo todo.” 

Para a jovem Ana Cris Higert, de ... anos, o grande estresse é causado pelas pessoas que saem de casa atrasadas e com muita pressa. “As pessoas atrasadas acabam prejudicando o trânsito, porque elas já saem de casa com o intuito de chegar na hora do serviço. O que acaba gerando as buzinas desnecessárias. Se as pessoas conseguissem conciliar melhor a rotina delas com o trabalho, não haveria tanto atraso”, concluiu Ana. 

O trânsito também possui um fluxo grande de motos, já que o veículo é a opção mais rápida. De acordo com estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a frota de motocicletas no Brasil é de 26,4 milhões de unidades. Ou seja, ela se tornou o meio de transporte individual mais popular do país, mas também é uma arma perigosa: segundo o site Diário Iguaçu, as principais vítimas de mortes e acidentes com fraturas no trânsito são os motociclistas. 

Para Thiego Vinicius, entender como é o comportamento de todas as pessoas no trânsito é indispensável. “É muito importante saber como se comporta um motociclista e um motorista. Para não haver riscos de fechar alguém ou fazer uma manobra indevida”, conta. 

Fiscalizar se as leis de trânsito estão sendo respeitadas e começar a sair de casa na hora, portanto, são soluções simples que podem melhorar o trânsito e a vida dos motoristas. Se você sair de casa dez minutos atrasado, vai chegar dez minutos atrasado. Afinal, “Tudo que nos tira do nosso conforto, nos estressa”, finaliza Thiego.

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024