Vacinação no Brasil registra queda de 13% comparada a 2017
Queda maior é entre público infantil, que registrou número 34,4% menor no mesmo período
Redação CPIMW
05 de Agosto de 2020

Estudo mostrou que crianças estão sendo menos vacinadas ano após ano (Foto: Divulgação)

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgado pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, mostra que a cobertura vacinal vem diminuindo a cada ano no Brasil desde 2017. Para se ter uma ideia, foram 238 milhões de doses aplicadas em 2017 contra 205 milhões no ano passado, uma queda de 13%.

A queda mais preocupante é em vacinas destinadas às crianças, como a Tríplice Bacteriana (DTP): 2,9 milhões em 2019 contra 4,5 milhões em 2017, 34,4% inferior. As vacinas infantis oral de rotavírus humano, pneumocócica 10 valente e pentavalente, que protege contra a meningite, tétano, difteria, coqueluche e hepatite, também apresentaram baixa de doses aplicadas.

Uma das hipóteses levantadas pelos pesquisadores para a redução está relacionada ao movimento antivacina, que tem afetado a cobertura no mundo todo, favorecendo o ressurgimento de doenças até então consideradas raras.

O artigo, publicado no International Journal of Infectous Diseases, analisou a cobertura vacinal brasileira de 1994 a 2019. Apesar da diminuição da procura pelas vacinas nos últimos anos, o texto aponta que houve um aumento nos tipos de vacinas ofertadas, de de 11 para 36 tipos diferentes.

(Fonte: Metro1)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024