Cristãos ajudam a reconstruir casas e igrejas em Beirute 
Aproximadamente 300 mil imóveis foram destruídos na cidade 
Redação CPIMW
11 de Agosto de 2020


(Foto: Ibrahim Amro/AFP)

A explosão no Líbano deixou, até o momento, mais de 220 mortos e 7.000 feridos na cidade de Beirute. O país está recebendo agora ajuda de muitas organizações cristãs e de igrejas do país, que começaram a trabalhar para ajudar a população que perdeu tudo, incluindo também outras igrejas que viram suas instalações abaladas e até destruídas. Segundo informações do governador, Marwan Abboud, há ainda 110 desaparecidos e 300 mil imóveis destruídos ou danificados.

O gerente de Desenvolvimento e Relações com Parceiros do Arab Baptist Theological Seminary, Loulwa El Maalouf, contou à Evangelical Focus que ver os libaneses se unirem para limpar a cidade e ajudar uns aos outros é uma visão que traz uma nova lufada de ar. “Igrejas e ONGs, embora diretamente afetadas pela explosão, também estão presentes para servir aos outros em todos os sentidos.” 

“O Líbano está atualmente passando por várias camadas de crises. Para começar, o Líbano abriga o maior número de refugiados per capita. Além disso, nossos governos estão profundamente enraizados na corrupção há décadas, resultando em uma grave crise econômica”, explicou o gerente. 

Marwan Aboul-Zelof, pastor da City Bible Church em Beirute, disse a revista The Gospel Coalition, que o país passa por uma crise. “A horrível explosão não foi um incidente isolado em um país estável. O Líbano está passando por uma crise econômica. Agora, essa explosão destruiu o porto principal de um país que depende desesperadamente de importações para sobreviver”. 

“Em 3 dias limpamos e ajudamos um total de 35 lugares (principalmente casas, um berçário, algumas igrejas...), alguns indo de casa em casa, fazendo reparos básicos e limpando o entulho, outros estavam cozinhando e dando comida, e outros doando e arrecadando doações”, contou Lily Malky Njeim, diretora de Comunicação e Parceria da Resurrection Church Beirut  . 

A Sociedade Libanesa para Educação e Desenvolvimento Social (LSESD), também conhecida como Sociedade Batista Libanesa, tem trabalhado no Líbano por muitos anos, auxiliando aqueles que estão junto com o MERATH, um ministério de ajuda humanitária. 

Eles trabalham com a Escola Batista de Beirute (BBS), que fica perto do local onde ocorreu a última, de modo que sofreu grandes danos.“Ficamos em estado de choque no início, mas acordamos no dia seguinte com uma nova esperança de que ressurgiremos como águias, apegados à nossa fé e missão. Agradecemos ao Senhor por nosso professor e nossa equipe”, contou o diretor da BBS. 

Segundo o gerente de desenvolvimento, Marwan Aboul-Zelof, “muito trabalho de ajuda é necessário. Muitas famílias precisarão de cuidados de longo prazo. Mas eu acredito que a maior esperança de Beirute não é uma economia estável ou políticos honestos, mas crentes comprados pelo sangue que carregam consigo a esperança e o poder do evangelho.” 

“Então, estamos orando para que a igreja de Jesus Cristo no Líbano seja uma luz brilhante em meio a todas as trevas e destruição”, acrescentou Marwan. 

A Igreja da Ressurreição no Líbano pediu para os cristãos em todo o mundo orarem pelo país. “A orar por aqueles que perderam suas casas e negócios, que estão feridos e sofreram muitos danos em suas casas. Ore pelas igrejas que cuidam de suas congregações, para ter força no Senhor e ser a luz para aqueles que buscam o Senhor”. 

(Fonte: Guiame)

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024