Invenção converte água do mar em água própria para beber em 30 minutos
Avanço tecnológico pode fornecer água potável a milhões de pessoas em todo o mundo usando energia solar
Redação CPIMW
17 de Agosto de 2020

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Uma equipe de pesquisa internacional desenvolveu um filtro de alta tecnologia, com uso de energia solar, que torna grandes volumes de água do mar seguros para beber, em menos de 30 minutos. Este avanço tecnológico pode fornecer água potável a milhões de pessoas em todo o mundo usando energia de forma mais eficiente do que as práticas atuais de dessalinização, diz um comunicado da Universidade Monash, com sede em Melbourne, Austrália. 

A invenção pode gerar centenas de litros de água potável por dia e requer apenas luz solar direta para purificar, tornando o processo energeticamente eficiente, de baixo custo e sustentável. 

A OMS recomenda que a água potável de boa qualidade tenha um sólido dissolvido total de menos de 600 miligramas por litro (mg/L). 

De acordo com os pesquisadores, o filtro atingiu menos de 500 mg/L em apenas meia hora. Este processo foi capaz de filtrar partículas nocivas da água e gerar 139,5 litros de água limpa por dia. 

O professor do Departamento de Engenharia Química da Monash University, Huanting Wang, defende a dessalinização como uma opção viável para resolver a falta de água no mundo. 

"Devido à disponibilidade de água do mar e água salobra — aquela que tem mais sais dissolvidos do que a água doce, mas menos do que a água do mar —, como os processos de dessalinização são confiáveis, a água tratada pode ser integrada aos sistemas aquáticos com riscos mínimos para a saúde ", diz o professor Wang à BBC. 

Sobre o custo desse novo aparelho, o professor disse que ainda há um longo caminho a percorrer para torná-lo acessível à população. 

(Fonte: G1)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024