Golpes em compras on-line exigem atenção redobrada do consumidor
Por conta da pandemia, o fluxo de compras nos sites e-commerce aumentou
Irislayne Tavares
10 de Setembro de 2020

(Foto:Agência Brasil)

As compras através da internet são indispensáveis na sociedade atual, porque ela é rápida, fácil e se pode fazer de qualquer lugar. E com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o e-commerce viu o seu fluxo aumentar ainda mais. Mas é preciso ter cuidado com as tentadoras ofertas para não cair num golpe.

Com o aumento das necessidades, muita gente com intenção de enganar o povo começou a surgir. Há muitos casos de golpes no Brasil e no mundo. Renan Stelet, 23 anos, comprou um aparelho celular há dois anos por um site na internet que parecia ser confiável. “O site tinha CNPJ, prova social, e valores ótimos. Eles se identificavam como uma distribuidora de iPhones, eu coloquei o CNPJ da loja no site da Receita Federal e estava ativo, tinha endereço, não tinha nenhum indício de que era uma fraude. Após o pagamento, a página da internet caiu.”  

Renan fez o pagamento por uma agência bancária, e depois do golpe entrou com uma ação judicial contra a instituição, na tentativa de responsabilizar o banco por ter uma conta fraudulenta. Mas até o momento nada foi resolvido. 

A quarentena forçou as pessoas a dependerem mais ainda da internet para fazer até mesmo as compras do mês. As redes sociais como, por exemplo, o Instagram, trabalham bastante com venda de produtos.  

O jovem Lucas Pereira de 23 anos, contou o golpe que a mãe sofreu por comprar através das redes sociais e só pesquisar sobre a confiabilidade da loja depois de pagar. 

“Minha mãe fez uma compra em uma loja no Instagram e só depois que ela foi pesquisar no Google se a loja era bem referenciada ou mal referenciada. Nos comentários, as pessoas falaram que lá não era um bom local para comprar, porque eles demoravam para entregar e as vezes nem entregavam”, contou Lucas. A mãe de Lucas ainda não recebeu o que comprou. 


O Serasa deu dez dicas para não cair em golpes de compras no e-commerce. 

1. Pesquise a idoneidade da empresa;

2. Sem contato, nem pensar;

3. Fique de olho na certificação digital;

4. Atente à qualidade dos textos;

5. Conheça a reputação da empresa;

6. Peça indicações;

7. Leia a política do site;

8. Use dispositivos seguros;

9. Fuja de promoções mirabolantes;

10. Guarde os comprovantes das compras;

Todo cuidado é pouco, se for adquirir algum produto pela internet use as dicas do Serasa para ter sucesso na realização da compra.

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024