China proíbe professores de citar Deus em sala de aula 
Partido Comunista Chinês está monitorando o que os professores dizem nas escolas e universidades
Redação CPIMW
25 de Setembro de 2020

(Foto: Reuters)

Na China, os professores que mencionarem Deus ou religião agora correm o risco de ser demitidos. Segundo a agência ‘Bitter Winter’, o Partido Comunista Chinês está monitorando o que os professores dizem nas escolas e universidades. 

De acordo com a publicação na Bitter, os professores são observados em suas salas de aula por autoridades que procuram por “pensamentos reacionários” ou “comentários impróprios”, garantindo que os alunos não sejam ensinados sobre democracia, religião ou expostos a qualquer crítica ao regime.  

“O governo acredita que os professores religiosos são ‘hostis ao Partido’ [Comunista], mesmo que não evangelizem”, disse um professor de inglês da província oriental de Shandong.  

“O Partido Comunista Chinês teme que eles integrem a fé ao ensino. É por isso que eles controlam estritamente os professores e querem que eles sigam seu sistema ideológico e, eventualmente, se tornem marionetes que não podem pensar de forma independente”, finalizou o professor de Shandong. 

Uma professora universitária na Mongólia Interior disse à Bitter Winter que, no ano passado, uma equipe de inspeção do governo central foi à escola onde ela trabalhava para investigar a posição ideológica dos professores em relação aos protestos pró-democracia em Hong Kong. 

Segundo ela, os professores que responderam defendendo “comentários impróprios” foram punidos. 

“Fomos observados durante todas as aulas”, disse a professora, acrescentando que o Ministério da Educação chinês exigia que os professores não dissessem ou fizessem nada contra a linha do partido em suas atividades educacionais ou de ensino. 

De acordo com a Bitter Winter, as medidas de censura e controle aumentaram em intensidade desde 2013, quando o presidente Xi Jinping assumiu o cargo.  

A China está classificada na Lista Mundial de Vigilância do Portas Abertas dos EUA como um dos piores países do mundo no que diz respeito à perseguição aos cristãos. 

(Fonte: Guiame) 

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024