Educação apresenta guia para retorno de aulas na educação básica 
Guia reúne normas técnicas de segurança em saúde e recomendações de ações sociais e pedagógicas 
Redação CPIMW
08 de Outubro de 2020


(Foto: Divulgação/ Ministério da Educação)

Ontem (7), o MEC (Ministério da Educação) apresentou o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica. O documento foi produzido pelas secretarias de Alfabetização, de Educação Básica e de Modalidades Especializadas de Educação e oferece informações para que as redes estaduais e municipais possam se preparar para um retorno seguro.  

O guia reúne normas técnicas de segurança em saúde e recomendações de ações sociais e pedagógicas a serem observadas pelos integrantes da comunidade escolar para um retorno seguro. O documento está disponível no site do MEC. 

 A decisão de retorno às aulas presenciais é exclusiva de estados e municípios. Entre as orientações, estão o uso obrigatório de máscaras, a garantia de um distanciamento mínimo de um metro entre os alunos, o uso de equipamentos de proteção individual para os profissionais de ensino e a adoção de regimes de revezamento de equipes, para diminuir a circulação de pessoas. 

De acordo com o Ministério, o guia foi elaborado com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), além do Ministério da Saúde.  

Além disso, no Guia, também, foram considerados os documentos e as sugestões produzidas pelo CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), além dos cuidados relativos à educação alimentar e nutricional e à segurança dos alimentos, elaborados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 

(Fonte:Agência Brasil) 

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024