Líderes cristãos pedem que autoridades cancelem dívidas de nações mais pobres
Pedido é para que as dívidas sejam perdoadas enquanto os países em desenvolvimento lutam contra a covid-19
Redação CPIMW
16 de Outubro de 2020

(Foto: Andreea Campeanu/DEC)

Um pedido conjunto que líderes cristãos de diversos países fizeram ao FMI (Fundo Monetário Internacional) e ao Banco Mundial para cancelar as dívidas dos países em desenvolvimento será discutido entre as instituições financeiras. Este pedido foi coordenado por ONGs globais, incluindo a CAFOD, Christian Aid e CIDSE.

De acordo com o portal Guiame, entre os signatários estão a Dra. Isabel Apawo Phiri, vice-secretária geral do Conselho Mundial de Igrejas, o Bispo Josiah Idowu-Fearon, secretário geral da Comunhão Anglicana, o Rev. Fidon Mwombeki, secretário geral da Conferência de Igrejas de Toda a África e Alessandra Smerilli, coordenadora da força-tarefa de economia da Comissão do Vaticano para covid-19.

O Banco Mundial alertou recentemente que a pandemia “ameaça empurrar mais de 100 milhões de pessoas para a pobreza extrema e está agravando a desigualdade em todo o mundo”. Os líderes cristãos alertam sobre a “devastação” causada pela pandemia nos países pobres e lamentam que eles estejam tendo de gastar recursos preciosos no pagamento de dívidas, em vez de lutar contra a covid-19.

“Sem o cancelamento das dívidas, permanece o grave risco de que os países em desenvolvimento não tenham o dinheiro tão desesperada e urgentemente necessário para conter a propagação do vírus, tratar as pessoas que sofrem do vírus e para amenizar e se recuperar do risco de destruição econômica e social ameaçada pelo vírus”, afirmam os líderes.

(Fonte: Guiame)

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024