Um avivamento que vai além das palavras e se transforma em ação concreta: esse é o coração do Instituto Cristo em Nós e da Missão Cristo em Nós, uma iniciativa gerada em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, que tem impactado a cidade com oração, unidade, missões, evangelismo e justiça social.
Desde 14 de outubro de 2021, o Instituto atua como uma ONG oficialmente registrada, com sede na Rua Pedro Vaz, nº 51, no centro de Barra Mansa. Com o propósito de cuidar de minorias em situação de vulnerabilidade, o Instituto desenvolve projetos contínuos de combate ao empobrecimento, aliando fé, amor e cidadania.
Um de seus principais braços é a “Missão Cristo em Nós” – movimento interdenominacional formado por jovens de 13 diferentes igrejas evangélicas, unidos por um mesmo chamado: viver um avivamento genuíno, centrado na Palavra e amor ao próximo. Evangelismo, oração, missões e ação social são marcas visíveis dessa missão que floresce nas praças, nas ruas e no coração da juventude cristã.
Do discipulado caseiro ao impacto regional
Um discipulado simples, iniciado em casa, se tornou um dos movimentos cristãos mais relevantes do Sul Fluminense. Assim nasce o “Cristo em Nós”, no ano de 2018, fruto de encontros semanais entre amigos liderados por Uelison Nogueira, evangelista na 2ª Igreja Metodista Wesleyana Boa Vista de Barra Mansa e fundador do movimento.
Em pouco tempo, o que cabia numa sala passou a reunir de 200 a 300 jovens em uma chácara, impulsionando ações missionárias, visitas a hospitais, clínicas de recuperação, presídios e até viagens à Argentina, onde atuaram por dois meses, em 2019, nas favelas, igrejas e casas. “A cabeça pensa onde os pés pisam”, Uelison cita Frei Betto ao relembrar o impacto missionário vivido naquela época.
Durante a pandemia, o movimento se formalizou como o Instituto Cristo em Nós, uma ONG em razão dos direitos humanos e combate ao empobrecimento. Desde então, expandiu suas atividades, promovendo encontros mensais na Praça Barão de Guapi, que atraem de 500 a 1.500 participantes, conforme relatado pelo Diário do Vale.
Propósito em expansão
O braço evangelístico do projeto, Missão Cristo em Nós, possui forte ênfase na oração, jejum, santidade e busca pela presença de Deus. O projeto passou a integrar o calendário municipal de Barra Mansa e ocupa, desde janeiro de 2022, o Parque Centenário Jardim da Preguiça, integrando o corredor cultural da cidade com encontros mensais que reúne cerca de 800 jovens. Em março de 2025, o movimento chegou a Resende, Rj, com mais de 800 participantes e o plano é expandir ainda mais pelas cidades do Sul Fluminense, e quem sabe, por todo Estado.
Atualmente, o projeto possui uma parceria com a Rádio 88, onde mantem um programa no ar todos os sábados, com o objetivo de levar o evangelho para todo o Sul Fluminense.
Pilares e princípios
Um dos pilares do Instituto é a sala de oração, mantida há mais de dois anos e meio no centro de Barra Mansa. Ela funciona três dias por semana: segunda-feira com oração de mulheres, terça com homens e quarta com oração conjunta. Jovens de diversas denominações se reúnem semanalmente com o propósito de buscar a Deus e interceder pela cidade e pelo Brasil. Antes mesmo de uma sede física, a liderança se movimentava em convicção de que todo trabalho social e missionário nasce do lugar de oração, renúncia e a busca pela santidade. É nessa atmosfera de jejum, clamor e consagração que nascem as estratégias sociais e evangelísticas, mantendo a missão centrada em Cristo e nos valores do Reino.
Impacto real
O público principal é formado por jovens e adolescentes, muitos dos quais têm encontrado, através da Missão, um espaço de pertencimento, serviço e transformação. Além deles, os projetos alcançam famílias carentes, crianças em situação de risco e populações afetadas por desastres naturais. A atuação do Cristo em Nós vai além das reuniões públicas. Veja os números que impressionam:
Em breve, será inaugurado o novo espaço do Instituto, que incluirá acompanhamento psicológico e reforço escolar.
“A Missão Cristo em Nós busca promover um avivamento sustentável na Igreja Brasileira, um avivamento que esteja firmemente ligado à Reforma e ao retorno às Escrituras. Já o Instituto Cristo em Nós tem como objetivo cuidar e por meio de diversos projetos, tornar o mundo um lugar melhor”, contou o fundador Uelison Nogueira ao Voz Wesleyana.
Como Apoiar
Quem deseja se engajar pode:
4ª Região
IMW em Buffeo Cocha 08/05/2025Missões
“CRISTO EM NÓS”: Avivamento em movimento no Sul Fluminense 08/05/2025Missões
Encontro do Conselho Missionário 22/10/2024Missões
Projeto Travessia 2024 04/10/20243ª Região
Beco do Recomeço 26/08/2024Missões
Impacto Piauí 2024 08/08/2024Região Européia
IMW Genebra 12/07/2024Região Européia
1º Batismo na IMW Paris 09/07/2024Missões
Estamos em batalha espiritual 14/05/20246ª Região
Escomiw de Nilópolis faz evangelismo em Centro de Recuperação 28/06/2021