Generosidade
Uma pessoa generosa é desprendida, benevolente, não pensa só em si, mas vê a necessidade do outro
Solimar Coelho
29 de Julho de 2020

(Foto: Bigstock)

Em tempo de pandemia, temos visto tanta generosidade. Doações milionárias para hospitais, asilos, casas de apoio. Pessoas fazendo máscaras para os trabalhadores da saúde, outros doam alimentos e proteção aos caminhoneiros. Muitos arriscando suas vidas pelo compromisso com seu trabalho. Há no ar um grande movimento  de generosidade. Então por que agora tantos podem ser generosos? Por que tudo isso não é feito no dia a dia? Por que o mundo precisa viver um momento tão crítico para que pessoas se movam em favor do outro?

Encontramos na Bíblia a história de uma família que abriu mão do que era seu para abençoar o Profeta do Senhor em I Reis 17.8-16. Essa viúva foi generosa, não deu do que lhe sobrava. Ela foi generosa dividindo o pouco que tinha. Ela não sabia o que viria depois, mas obedeceu o que ele disse, e através da sua generosidade foi grandemente abençoada. Ao dar pão em primeiro lugar para o profeta, ela experimentou a promessa de Deus: “Dai e ser-vos-á dado, boa medida recalcada sacudida e transbordante” (Lc 6.38).

Será que temos sido generosos não só em tempos de pandemia? Muitos não querem pão, nem máscaras, nem água ou sabão para desinfetar suas mãos. Querem na realidade  alguém que se importe, que o ouça. O filho que deseja brincar com o pai ou que o ajude nas tarefas escolares. É a mãe que faz um bolo com sua filha dividindo seu legado. É o casal que se doa um ao outro, sem esperar nada em troca. Alguém que liga para um amigo para saber se está tudo bem ou para fazer uma oração. Avós que recebem o aconchego dos netos e dos filhos. Tudo isso é generosidade, é abrir mão do que é seu em favor do outro. Uma pessoa generosa é desprendida, benevolente, não pensa só em si, mas vê a necessidade do outro. Aquela viúva tinha todos os motivos para não dar pão a Elias, entretanto, ao dar em primeiro lugar o pão para o profeta, sua vida foi transformada, e não houve fome mas em sua casa, como Deus havia dito ao profeta. Que possamos entender que generosidade é ausência de egoísmo, é deixar de pensar em si para abençoar ao outro. Generosidade é um ato de amor.

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024