Wesleyanas em Petrópolis: amor, solidariedade e mobilização
Corrente de solidariedade impressiona, não só com os pastores wesleyanos, engajados nesta mobilização, mas também pela mobilização de solidariedade que chega de vários pontos do Estado do Rio
Renato Neves
23 de Fevereiro de 2022

“Esta corrente de solidariedade impressiona, não só com os pastores wesleyanos, engajados nesta mobilização, dentro da Cidade de Petrópolis, mas impressiona também, pela mobilização de solidariedade que chega de vários pontos do Estado do Rio”. Esta fala do Pr. Gustavo Figueiredo, da Igreja Metodista Wesleyana no Bairro de Cremerie, sintetiza bem o sentimento que contribuí como combustível para essa mobilização sem fronteiras.

Há de se ressaltar que todas as Igrejas Metodistas Wesleyanas em Petrópolis estão funcionando como receptoras desses donativos e os pastores gerenciam a distribuição dos mesmos, para todas as localidades que estão devastadas.

Em meio a tudo isso, o drama vivido pelo pastor Maicon de Carvalho Dias, da IMW Alto da Serra, foi comovente. Conversando com o pastor Gustavo Figueiredo, pastor Maicon apresentou inicialmente um relato sobre as ações de sua Igreja que a princípio socorreu pessoas que estavam em situação de alto risco.

Conseguiram um ponto de apoio em uma residência na Praça do Colégio Rui Barbosa, na Rua Alynthor Werneck, no mesmo bairro, pois, por conta dos deslizamentos, o acesso à igreja estava interditado.

(Entrada de acesso para o templo da IMW Alto da Serra)

Neste ponto de apoio próximo à Igreja, começaram a chegar os donativos, e ele disciplinava as designações do mesmo, atendendo a comunidade. Assim que o templo foi liberado, as ações começaram a ser dirigidas da próprio Igreja.

O pastor Gustavo, perguntou ao pastor Maicon o que era ser pastor em um momento tão difícil como esse.

Emocionado, o pastor aproveitou para relatar o drama que havia vivido naquele dia, sentiu a morte bem de perto, quando ficou cercado por barreiras que desabaram a 15 metros dele. Ele estava no carro com seu filhinho Nícolas e não via saída, ficou preso por um tempo, até que pessoas o ajudaram a sair, junto de seu filho. O carro deu perda total, mas ele agradeceu o livramento e com mais empatia, no mesmo dia se engajou nesta corrente de solidariedade e amor. “Nós estamos vendo Deus nas ações das pessoas”, concluiu o pastor.

Pr. Maicon, Irmã Alcieuma, Pr. Mauro Mello e Pr. Gustavo Figueiredo)

O pastor Gustavo prossegue, informando que a Igreja que pastoreia no Bairro Cremerie/Quitandinha, apesar de não ter tido vítimas fatais, infelizmente teve famílias que perderam suas casas e outras que estão impedidas de retornarem para suas respectivas residências aguardando liberação da Defesa Civil. Estas pessoas estão abrigadas no templo da IMW Cremerie. O pastor acrescenta que com exceção da Igreja no Indaiá, todas as Igrejas Metodistas Wesleyanas estão mobilizadas e prestando um relevante e importante serviço às populações, como ponto de apoio e distribuição dos donativos.

 

(Pastor Gustavo e equipe em frente o Templo da IMW Cremerie)

A Igreja IMW Indaiá, pastoreada pelo pastor José Joaquim Vaz de Oliveira, é grande exemplo desta mobilização voluntária. Apesar de ter sofrido com a ação de uma avalanche, que ocasionou a queda de uma barreira em frente à rampa de acesso, não deixou de estar mobilizada, mesmo com as terríveis dificuldades, consequência desse deslizamento.

Importante é saber que esta mobilização tem também promovido uma união que excede os limites denominacionais e até religiosos, pois a solidariedade demonstrada não olha para o rótulo, olha para necessidade de alguém e, sem medir esforços, tenta ajudar, acolher, levantar e prosseguir.

 Pr. Gustavo destaca também o trabalho dos profissionais do SAMUR, enfermeiros, bombeiros, socorristas que não trabalham somente atendendo uma escala de serviço, ou se limitam às suas especialidades, eles se doam ajudando em tudo que podem fazer, desde atender uma pessoa que requer uma atenção especial, como carregar uma caixa com mantimentos ou até varrer uma área, enfim, não medem esforços literalmente. Até os motoboys, muito criticados na correia de nossas cidades, se apresentaram como voluntários levando socorro de maneira rápida e eficaz, alguns postos de gasolina abasteceram de graça esses “guerreiros da paz”.

A esposa do pastor Gustavo, irmã Márcia Figueiredo, que acompanhava o seu marido, acrescentou: “Onde abundou a tragédia, superabundou a solidariedade e o amor”.

Concluindo, o pastor Gustavo destaca que neste momento de solidariedade, o importante é ressaltar que não haja nenhum tipo de preconceito, religioso, político e até mesmo social.

WTV
  AGRADECIMENTO DO BISPO JAMIR CARVALHO
  COMERCIAL CPIMW CULTO INFANTIL
  VíDEO PROMOCIONAL CPIMW

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024