Detox e seus (reais) benefícios
Muito popular em dietas, os sucos detox vão muito além do mito da limpeza no organismo
Redação CPIMW
13 de Julho de 2021

(Foto: Pixabay)

Para quem costuma exagerar na comida, o suco detox já é parte do cardápio! Em época de festas, então, a bebida que é febre em blogueiras fitness é vista como um agente milagroso. Mas você sabia que o poder de desintoxicação desses sucos — geralmente feitos com couve, linhaça, canela — não é cientificamente comprovado? Na verdade, nutricionistas explicam que o nosso próprio organismo faz essa limpeza sem precisar de ajuda de sucos. 

Mas calma, o detox não precisa ser excluído da dieta! Ele possui muitos benefícios para a saúde, e o site “Viva Bem” apresenta alguns deles, confira:

“1. Potencial antioxidante: Já ouviu que quanto mais colorido o prato, maior a quantidade de micronutrientes? Pois é, isso é porque as cores das frutas e vegetais costumam estar ligadas aos micronutrientes presentes neles, normalmente diferentes compostos com ação antioxidante.

Alguns dos antioxidantes mais conhecidos são selênio, vitamina C, vitamina A, quercetina e licopeno, encontrados em diversos vegetais.

2. Aumento da ingestão de líquidos 

Beber água pode ser uma missão difícil, e os sucos são uma boa forma de aumentar a ingestão de líquidos. 

Além disso, quanto mais líquido ingerimos, menos retemos. No entanto, ela indica que o suco, em si, não deve ser usado como substituto à água. O ideal é preferir bebidas como águas aromatizadas ou temperadas (com gengibre, rodelas de limão, folhas de hortelã ou cascas de frutas) ou chás.

3. Ajudam no funcionamento intestinal 

Esses sucos costumam possuir um pouco de fibras (não tanto quanto o alimento in natura, é claro), o que pode ajudar no funcionamento intestinal. Mas o ideal é aliá-los a dietas com outros alimentos ricos em fibras, como frutas e legumes em sua forma natural.

4. Novas formas de consumir vegetais 

Nem todo mundo é fã de salada, e muitas vezes as misturas do suco ajudam no consumo de vegetais que a pessoa não conseguia ingerir puros. No entanto, lembre-se que você não deve deixar de consumir esses itens de outros modos, já que a própria nutricionista ressalta que não há evidências que o suco tenha os mesmos benefícios nutricionais do que esses alimentos in natura.

(Fonte: uol.com.br/vivabem)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
© Todos os direitos reservados. 2020