Limpeza e hidratação da pele em dia durante quarentena
Uso prolongado da máscara aliado ao estresse pode causar problemas de pele, como acnes
Luana Marino
03 de Julho de 2020

(Foto: Divulgação)

O Brasil entrou no quarto mês de quarentena por conta da pandemia da covid-19, e o hábito de lavar as mãos constantemente aliado ao uso das máscaras de proteção — métodos de prevenção mais eficazes para impedir a disseminação do novo coronavírus — tem contribuído para o surgimento de alguns problemas de pele comuns, como acne, dermatites e alergias. Além disso, com o aumento do estresse, essas doenças também podem se agravar.

A rotina de skincare, portanto, torna-se mais que necessária para a saúde, mas é preciso ficar atento ao jeito certo de cuidar da pele, tanto do rosto quanto das mãos. O Voz de Mulher conversou com a dermatologista Irene Trisuzzi, que falou sobre como deve ser feita a limpeza e a hidratação da pele durante a quarentena.

Por causa da limpeza constante que fazemos nas mãos, a hidratação mais aconselhada é a noturna. Dra. Irene explica que toda as vezes que usamos o álcool para assepsia das mãos, o hidratante é retirado. “Ele fica por pouco tempo nas mãos se aplicado durante o dia. O ideal seria realizar a hidratação noturna das mãos”.

Quanto ao sabão a ser usado, a dermatologista fala que o ideal é procurar sabonetes neutros e/ou com compostos calmantes, como a calêndula, por exemplo. E para evitar o aparecimento de acnes, limpar corretamente o rosto é fundamental. “Deve-se limpar corretamente a pele antes e após o uso das máscaras com seu sabonete e tônico de limpeza facial, específicos para sua pele. E não se esqueça de hidratar.”

Aos poucos, algumas cidades começam a entrar no esquema de flexibilização do isolamento, com os estabelecimentos voltando ao chamado “novo normal”. No entanto, há quem ainda prefira esperar para procurar uma clínica de dermatologia e estética. Nesse caso, o tratamento caseiro é a saída para cuidar da pele, e Dra. Irene ensina uma receita de máscara de aveia e mel.

“Ela é excelente para o tratamento da acne, pois remove as bactérias que se acumulam em sua pele”, ensina a dermatologista. Confira abaixo o passo a passo da máscara de aveia e mel:

Ingredientes:

1/4 de xícara de aveia
1/4 de xícara de água
2 colheres (chá) de mel

Modo de preparo:

- Triture a aveia no liquidificador. Dessa forma, quando aplicar a máscara, você não terá problemas com grandes pedaços de aveia em seu rosto. Uma boa opção é utilizar a farinha de aveia, pois ela é bem fininha. Coloque a aveia em um recipiente e adicione a água. Adicione aveia o suficiente para deixar a mistura bem consistente. Agora, coloque o mel. 

- Aplique a máscara em seu rosto e deixe agir de 10 a 15 minutos. Para retirar, lave o seu rosto com água morna e seque com uma toalha.

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
© Todos os direitos reservados. 2020