Dia da Pizza: opções saudáveis para comer sem culpa
Nutricionista destaca opções saudáveis e menos calóricas
Redação CPIMW
10 de Julho de 2020

Foto: Pixabay

Dia 10 de julho, mais conhecido como Dia da Pizza. A pizza é uma das comidas preferidas dos brasileiros, por isso a gerente de Nutrição do Hospital do Coração de São Paulo, Rosana Perim, recomenda pôr a mão na massa, e evitar as versões congeladas e os rodízios de pizza. 

“Com escolhas corretas e sem excessos, dá para evitar a alta ingestão de gorduras saturadas e sódio, tornando a preparação mais balanceada", afirma a nutricionista. “Ao trazer para si a responsabilidade de preparar a pizza em casa, consegue-se ter controle da seleção de ingredientes e da quantidade de recheio.” 

A nutricionista destaca que a massa não é a vilã, como muitos pensam, pois é preparada com farinha, água, fermento e sal. Ao optar pela farinha integral, o preparo fica ainda mais saudável. No entanto, no caso de manter o uso da farinha branca, é fundamental investir em massas mais finas.  

“Outra dica é resistir à tentação da borda recheada, pois pode aumentar em média 200 calorias por fatia”, explica Rosani. 

As pizzas doces também costumam ser calóricas por causa das coberturas de chocolate, leite condensado, goiabada, doce de leite e creme de avelã, entre outras. “Nesse caso, o ideal é reservar uma fatia pequena para a sobremesa para não exagerar”, ressalta Rosani Perim. 

Ela diz que controlar todos os ingredientes é muito importante. “Das massas até o azeite, o recomendado é seguir a máxima da moderação em todas as etapas de preparo e consumo. É possível comer bem sem precisar abrir mão do que se gosta." 

De acordo com Rosani, a pizza de atum é uma das opções menos calóricas e a mais saudável do cardápio, com apenas 205 calorias por fatia. A mais consumida e talvez a mais simples das pizzas, é a de muçarela, ela leva em sua receita tradicional somente molho de tomate e queijo. Cada fatia dessa pizza a tem 280 calorias. 

“Independentemente da escolha do sabor, é fundamental comer com moderação. O consumo de duas a três fatias é o mais recomendado para manter o equilíbrio”, conclui a nutricionista. 

(Fonte: Agência Brasil)

 

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