Brasil: uso de internet aumenta entre crianças e adolescentes 
Acesso à internet é desigual entre as regiões
Redação CPIMW
23 de Junho de 2020

Foto: Reprodução

Hoje (23), foi divulgada uma pesquisa da TIC Kids Online Brasil. Ela aponta que no país, a porcentagem de crianças e adolescentes que não acessam a internet caiu de 14%, em 2018 para 11% em 2019. 

Em números são 3 milhões de jovens com idade entre 9 e 17 anos que não têm acesso à rede, sendo que 1 milhão e 400 mil nunca acessaram à internet. 

Aqueles que não acessaram a internet nos últimos três meses são as pessoas que fazem parte desta pesquisa. Apesar ter aumentado o acesso, no entanto, os dados mostram que ele é ainda bastante desigual dependendo da região do país.  

Sobre as aulas remotas, a coordenadora da pesquisa, Luisa Adib, diz que muitos alunos acabam não fazendo as atividades por conta do difícil acesso. “Muitas atividades de educação e de comunicação acabam não sendo realizadas da mesma forma ou mesmo não sendo realizadas dependendo da conexão e do acesso à internet e isso tem impacto muito grande”, diz, ressaltando que isso leva ao descumprimento de direitos de crianças e adolescentes na era digital. 

A desigualdade no acesso dependendo da região foi percebida também na pesquisa. No Centro-Oeste, 98% têm acesso, na região Sudeste 96% e 95% na região Sul. Já nas regiões Norte e Nordeste, esse percentual cai para 79%. 

A  pesquisa aponta que 4,8 milhões de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos vivem em domicílios sem acesso à internet no Brasil, o que equivale a 18% dessa população.  Não ter internet em casa é apontado como motivo para não acessar a rede por 1,6 milhão de crianças e adolescentes e, não ter internet em nenhum lugar que costumam ir, por 900 mil. 


(Fonte:Agência Brasil)

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024