Tratamento brasileiro teria eliminado HIV de paciente
Resultados do estudo foram apresentados em conferência internacional sobre Aid
Redação CPIMW
08 de Julho de 2020

Foto: Veja Abril

Após receber um tratamento ministrado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um brasileiro de 35 anos já está há mais de 57 semanas sem sinais do vírus HIV no corpo. O tratamento foi apresentado na 23ª Conferência Internacional sobre Aids. 

Durante a coletiva de imprensa, a mediadora apresentou a pesquisa brasileira como possivelmente o "primeiro caso de remissão a longo prazo do HIV sem um transplante de medula" — procedimento usados com eficácia na Alemanha e no Reino Unido  

O líder da equipe é o médico brasileiro Ricardo Sobhie Diaz, ele é autor do livro Histórias De Uma Luta, que conta a história da epidemia causada pelo vírus do HIV.  

A pesquisa da Unifesp, usou medicamentos como tratamento.  

"O paciente esteve sob tratamento regular com antirretrovirais e, além do uso deste coquetel, foi colocado aleatoriamente em um grupo (no experimento) que recebeu também, por 48 semanas, dolutegravir, maraviroc e nicotinamida", explicou o Ricardo Diaz.  

Esses medicamentos foram recebidos pelo paciente em 2016, mas depois ele passou a se tratar apenas com o coquetel, regularmente utilizado para controlar a Aids. Em 2019, ele parou de receber qualquer tratamento contra o HIV.  

Em entrevista ao jornal americano New York Times, uma especialista em HIV afirmou que os resultados são "animadores", mas "ainda muito preliminares".  

Até o momento não está claro o que aconteceu com outros pacientes que receberam a mesma combinação de medicamentos que o homem de 35 anos em 2016.  

(Fonte: Época) 

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024