Flexibilização do isolamento faz brasileiros voltarem ao trabalho
Segundo IBGE mais de 1 milhão de pessoas voltaram ao trabalho
Redação CPIMW
10 de Julho de 2020

Foto: Carolina Diniz/G1

O ‘novo normal’ é o nome que está ficando conhecida a  flexibilização do isolamento social, nesse novo normal as pessoas estão aprendendo a como se comportar diante de um perigo muito grande, o novo coronavírus.  

Em uma matéria da Agência Brasil diz que o número de pessoas afastadas do trabalho, em junho por causa das restrições impostas pela pandemia diminuiu de 12,4 milhões para 11,1 milhões no Brasil, em comparação a uma semana antes, 1,3 milhão de pessoas deixaram o isolamento e retornaram ao trabalho presencial. 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) divulgou hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que 13,3% da população ocupada estava afastada das funções devido à pandemia. Na semana anterior a proporção era maior 14,8%. 

“No acompanhamento semanal da pesquisa, verificamos estabilidade na população ocupada e na desocupada, mas uma queda no grupo de pessoas ocupadas que não estava trabalhando na semana de referência devido à pandemia. Esse movimento se repete na terceira semana de junho em relação à segunda semana, indicando uma continuação do retorno dessas pessoas às suas atividades de trabalho”, contou a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira. 

A Pnad mostrou também que entre as pessoas ocupadas, 8,7 milhões (12,5%) estavam no trabalho remoto, número estável em relação à semana anterior e também em relação à semana de 3 a 9 de maio. De acordo com a pesquisa a taxa de informalidade caiu para 33,9%, frente aos 35% registrados na semana anterior e 35,7% na primeira semana de maio. 

A Pnad Covid19 levanta também informações sobre sintomas de síndrome gripal na população, que são febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular. 

Só na terceira semana de junho, mais de 15 milhões de pessoas se queixaram de algum desses sintomas, contra 26,8 milhões na primeira semana de maio. O número ficou estável em relação à segunda semana de junho e representa 7,2% da população do país. 

(Fonte: Agência Brasil) 

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024