Tribunal Superior Eleitoral excluirá biometria nas eleições municipais 
Medida será estabelecida para evitar contágio do novo coronavírus 
Redação CPIMW
15 de Julho de 2020

 Foto: Divulgação/Ascom TRE-RJ

Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, por causa da Covid-19. 

A medida foi estabelecida após uma reunião de técnicos do tribunal com os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein. 

As três instituições firmaram parceria com o TSE para a elaboração de um protocolo de segurança que reduza o risco de contágio durante a votação. De acordo com o tribunal, a consultoria sanitária é prestada sem custos. 

Os fatores que pesaram para excluir a biometria foram; primeiro, o leitor de impressões digitais não pode ser higienizado com frequência, como a cada utilização; segundo, o fato de que a identificação biométrica tende a causar filas maiores, favorecendo aglomerações, já que o processo é mais demorado do que a simples coleta de assinatura. 

O cadastramento biométrico é obrigatório. O eleitor que não comparecer ao cartório eleitoral para a revisão cadastral pode ter o título cancelado e ficará inapto a votar, caso perca o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para cada município.  Mas devido à pandemia, o TSE suspendeu o cancelamento de 2,5 milhões de documentos. 

As eleições municipais acontecerão no dia 15 e 25 de novembro. 

(Fonte: Agência Brasil) 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024