Estudante universitário cria mochila que filtra água
Água suja se torna apropriada para consumo com o equipamento
Redação CPIMW
07 de Agosto de 2020

(Foto: Reprodução/Instagram)

Rodrigo Belli, de 23 anos, estuda na PUC-Rio e desenvolveu uma mochila que filtra água com impurezas e a transforma em própria para o consumo. A criação se chama Água Camelo e nasceu dentro da sala de aula durante um trabalho com outros colegas. Famílias de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, já estão o utilizando o equipamento de Rodrigo. 

“A pessoa para ter água potável em casa, caso ela não seja abastecida por um encanamento até a casa dela, teria que fazer quatro etapas para ter água potável em casa, que é captar a água, transportá-la para casa, armazenar em casa e filtrar essa água”, disse Rodrigo durante uma entrevista ao G1. “A gente resolveu criar um Kit Camelo, que é composto por uma mochila, um filtro portátil de água e um suporte de parede. Eles conseguem solucionar essas 4 etapas”, concluiu. 

O estudante contou também que a iniciativa, que começou em fevereiro, já levou água potável para 11 famílias, o que representa cerca de 50 pessoas. Uma delas é a moradora Suellen Ferreira da Costa, de 33 anos. Ela contou que antes de receber a mochila, o consumo dela e da família era menor. Ela vive com dois filhos em Jardim Gramacho e afirmou que as crianças apresentavam feridas pelo corpo e sofriam com diarréia devido à qualidade da água. 

“Melhorou bastante porque estava com gosto de água pesada, ruim, e a qualidade melhorou, parece água mineral”, explicou Suellen. 

O projeto atende apenas moradores de Gramacho e, segundo o fundador, o objetivo é continuar no local pelos próximos meses. 

De acordo com Rodrigo durante a pandemia do novo coronavírus, as entregas dos kits e explicações sobre o equipamento atenderam todas as medidas de segurança. 

A Água Camelo criou uma campanha de apadrinhamento para que o projeto  chegue até as famílias. Cada kit custa R$ 350, para mais informações, procure o Instagram @agua_camelo. 

Sobre o projeto, o estudante diz "Se todo mundo botasse a mão na consciência e pensasse em como fazer a diferença no mundo, como gerar impacto, como tornar a vida de uma pessoa um pouquinho mais agradável, eu acho que teríamos inúmeros projetos assim como a Água Camelo impactando quem mais precisa”. 

(Fonte: G1)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024