ANS obriga convênios a incluírem teste sorológico da covid-19
Decisão foi aprovada de forma unânime pela ANS
Redação CPIMW
14 de Agosto de 2020

Amostras de sangue para teste sorológico do Coronavírus     (Foto: Reprodução/ CNN)

Nesta sexta-feira (14), uma decisão sobre planos de saúde foi publicada no Diário Oficial da União. Agora, os planos de saúde terão de cobrir os testes sorológicos para o novo coronavírus no rol de coberturas obrigatórias.  A medida foi aprovada onte (13), pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar de forma unânime em reunião ordinária. 

O exame de sorologia identifica a presença ou não de anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue dos pacientes, no oitavo dia. De acordo com o diretor-presidente da agência, Rogério Barbosa, os outros exames de detecção da Covid-19, como o RT-PCR, já haviam sido incorporados no rol de cobertura obrigatória "desde os primeiros dias de reconhecimento da pandemia em março". 

No mês de julho, a ANS já havia tornado a cobertura do teste obrigatória pelos planos de saúde.  Mas no mês seguinte, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região derrubou a decisão anterior. Assim, a cobertura do exame não estava regulamentada. 

"Foi um desafio pra regulação estabelecer esse processo no cenário de pandemia em que as informações estão sendo construídas a cada dia", observou Rogério Barbosa. 

(Fonte: CNN)

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024