Israel e Emirados Árabes Unidos selam acordo de paz
Acordo de paz histórico foi selado nesta quinta-feira (13)
Redação CPIMW
14 de Agosto de 2020

Primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu        (Foto: Sebastian Scheiner/Reuters)

​​​​​​​Ontem (13), Israel e Emirados Árabes Unidos selaram um acordo de paz histórico, que deve levar a uma normalização completa das relações diplomáticas entre os dois países do Oriente Médio.  O tratado contou com a ajuda do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que disse que este é "um acordo histórico". 

"Enorme avanço hoje! Acordo de paz histórico entre nossos dois grandes amigos, Israel e Emirados Árabes Unidos", escreveu o líder norte-americano no Twitter. Trump divulgou na rede social uma extensa declaração conjunta entre EUA, EAU e Israel, e qualificou o acordo como "normalização total das relações". 

De acordo com fontes dos governos, o acordo é produto de longas conversas entre Israel, Emirados Árabes e EUA, que se aceleraram recentemente. O tratado foi selado através de uma ligação por telefone nesta quinta entre Trump, o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e o xeque Mohammed Bin Zayed, príncipe herdeiro de Abu Dhabi. 

As autoridades descreveram o pacto, que ficará conhecido como Acordo de Abraham, como o primeiro desse tipo desde que Israel e Jordânia assinaram um tratado de paz em 1994. O presidente norte-americano também recebe uma conquista relacionada à política externa, enquanto trabalha para conseguir se reeleger nas eleições presidenciais de 3 de novembro. 

"Vitória para a diplomacia e a região", escreveu embaixador dos Emirados Árabes nos EUA, Yousef Al Otaiba. Benjamin Netanyahu também se pronunciou em uma rede social sobre o acordo e citou Trump, mencionando que se trata de "um dia histórico". 

(Fonte: Guiame)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024