Meteorologistas afirmam que grande massa de frio se aproxima do Brasil
Segundo especialistas, temperatura vai ‘desabar’ no Norte do país
Redação CPIMW
20 de Agosto de 2020

(Foto: Getty Images via BBC)

Após o ‘ciclone bomba’ ter atingido a região sul do Brasil e deixado ao menos 12 mortos, o país agora se prepara para receber outro fenômeno meteorológico de grande relevância. Agora, será uma massa de ar frio que vai causar chuvas, granizo, um frio histórico e até neve nos próximos dias. 

A BBC NEWS entrevistou especialistas que disseram que a grande massa de ar frio se aproxima do país e vai derrubar as temperaturas na maior parte dos estados, inclusive no Norte e Nordeste, como Amazonas e Bahia. 

Um meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirma que grande parte do país será atingido pela onda de frio. “Esta é a terceira vez que o fenômeno ocorre no Brasil este ano, mas a primeira com tamanha intensidade e abrangência”, explicou ele. 

Maicon Veber, meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais explica que massas como essa se formam próximas a regiões polares. Elas sobem pelo sul da Argentina e podem se deslocar mais próximas ao oceano ou pelo continente, dependendo das condições. 

"Neste caso, ela segue pelo continente e tem a característica de ser mais fria e seca. Amanhã, ela deve chegar no centro-sul do Rio Grande do Sul e se desloca até o sul da Amazônia. Ela ainda pega o Paraguai, Bolívia, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Além dos Estados do Acre e Rondônia", contou Veber. 

Os especialistas contam que  a chegada da massa de ar frio vai causar fortes chuvas na maior parte do país. Isso vai ocorrer porque há um sistema frontal (encontro de massas de ar com características diferentes, como de temperatura — uma mais fria com uma mais quente, por exemplo), carregado com nuvens de chuva do Mato Grosso do Sul até Santa Catarina. 

"Quando o ar frio invadir o país e encontrar a região mais úmida, como as serras Gaúcha, de Santa Catarina e do Paraná e isso fará com que haja condições para queda de neve, já que em temperaturas abaixo de 0 grau cai neve em vez de chuva, caso existam condições de instabilidade para isso", afirmou o meteorologista do Inmet. 

Os meteorologistas disseram que não é possível afirmar que esse fenômeno é causado pelas mudanças climáticas porque já ocorreram muitas outras vezes no passado. Porém, é consenso de que terá uma grande intensidade.

Maicon Veber diz que uma massa de ar frio normalmente tem pouco mais de 1 km de espessura, que vai da superfície em direção à atmosfera. Por ser fria e pesada, ela se localiza e desloca próxima ao solo. "A partir de quinta-feira, um sistema chamado de vórtice de ciclone vai se deslocar e causar instabilidade, além de provocar uma condição de neve. Ele vai reforçar esse ar frio sobre o Sul a uma altitude mais alta e mais úmida que a massa de ar frio e deixar o tempo instável, numa configuração ideal para a formação de neve", disse Veber. 

Ele disse que a partir de amanhã (20), também haverá condições de geada de uma maneira mais ampla nos estados do Sul e Sudeste. Mas conforme a massa vai avançando em direção ao norte do Brasil, ela sofre alterações e enfraquece. 

Ainda assim a queda de temperatura será sentida inclusive em estados do Nordeste, como a Bahia. 

A previsão é que Porto Alegre registre temperatura mínima de 6º C na quinta-feira (20) e 3º C na sexta (21). 

Em São Paulo, segundo o Inmet, a máxima não deve passar dos 13º C tanto na sexta quanto no sábado, enquanto as mínimas ficam em 9º C e 8º C, respectivamente. Os dois dias devem ter céu encoberto e chuva. 

Em Cuiabá, no sábado, previsão do Inmet é que a mínima chegue a 11º C, com máxima de 25º C. 

(Fonte: G1)


 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024