Ministério da Saúde estende campanha de vacinação contra sarampo  
Até o momento, apenas 6% do público-alvo foi imunizado 
Redação CPIMW
01 de Setembro de 2020

(Foto: University of Oxford via AP)

O Ministério da Saúde estendeu até 31 de outubro a campanha de vacinação nacional contra o sarampo da população de 20 a 49 anos. Dados da pasta apontaram que 5,29 milhões de pessoas desse grupo tinham sido imunizadas, do início da ação (em 16 de março) até 17 de agosto. Isso corresponde a somente 5,8% de 90 milhões, total da população-alvo nesta faixa-etária.  

Minas Gerais foi o Estado com mais doses aplicadas - quase 2 milhões. São Paulo registrou cerca de 58 mil doses aplicadas. Rio Grande do Norte foi a unidade da federação com menos vacinas empenhadas durante a campanha, com 1.231 doses. A campanha em Sergipe se iniciará em setembro. 

Cada pessoa infectada com sarampo transmite o vírus a outras 18 pessoas, em média. A disseminação ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. 

A principal medida de combate, a vacinação fica disponível o ano todo nos serviços de saúde do País. Focada na população de 20 a 49 anos, esta é quarta etapa de uma estratégia de vacinação para interromper a transmissão da doença. A última foi de fevereiro a março deste ano, com foco em pessoas de 5 a 19 anos de idade. Antes, houve etapas para as populações de seis meses a menores de 5 anos e de 20 a 29 anos. 

Segundo o Ministério da Saúde, desde o início de 2020 até 25 de julho, foram registrados 7.293 casos de sarampo em 21 Estados e cinco mortes foram registradas sendo três no Pará, um em São Paulo e um no Rio de Janeiro. 

(Fonte: Uol)

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024