Cristãos servem refeições e limpam destroços após furacão Laura nos EUA
Furacão atingiu Costa do Golfo e foi mais forte que o furacão Katrina
Redação CPIMW
02 de Setembro de 2020

(Foto:Gerald Herbert/AP)

Uma igreja americana reuniu voluntários de diversas partes dos EUA com a missão de atender os sobreviventes do furacão Laura na Costa do Golfo. O furacão Laura chegou na manhã de quinta-feira (27) com ventos superiores a 140 quilômetros por hora, tornando o furacão uma das mais fortes tempestades a atingir a Louisiana. 

“Optamos por enfrentar a tempestade em Moss Bluff, ao norte de Lake Charles, na casa da minha filha. Foi uma experiência de arrepiar os cabelos”, disse o voluntário Reggy Saxon, morador de Louisiana. 

Saxon contou que levou um trailer cheio de suprimentos e roupas. Ele também disse que a da filha ficou com alguns buracos no telhado, e a tempestade jogou o trailer de Saxon para o lado, com as portas voltadas para o chão. 

A família não se feriu durante a passagem do furacão. Na estrada, várias árvores caíram em uma casa vizinha. Em outra casa, uma árvore atravessou a parede como se tivesse sido lançada como uma lança. 

Steve Masters, que lidera o Baptist Collegiate Ministries na Louisiana State University em Baton Rouge, reuniu mais de 70 estudantes e 15 voluntários adultos de igrejas vizinhas para fazer uma viagem de um dia a Lake Charles. 

A poucos quilômetros da casa de Reggy Saxon, onde ele vive com a esposa, torres que fornecem eletricidade de usinas de energia para as cidades menores foram derrubadas. A queda dessas torres é um dos principais motivos pelos quais as autoridades esperam que a energia elétrica seja interrompida por um longo período. 

Danos em um local onde trata a água também acabou criando um obstáculo para o transporte de água para a cidade. “Há 200.000 pessoas sem água que provavelmente não a terão de volta por semanas. Foi assim que a infraestrutura foi danificada durante a tempestade”, disse Sam Porter, diretor nacional da SBDR da Send Relief e do North American Mission Board (NAMB). 

Com isso, os voluntários começaram a fornecer refeições e fazer trabalho com motosserra no fim de semana. “Os alunos passaram o dia trabalhando duro para ajudar os outros”, disse um dos líderes. “Eles eram enérgicos e flexíveis e trabalharam muito bem juntos. Eles representaram Cristo de uma maneira excelente”, concluiu.  

Em um futuro próximo, os voluntários planejam viajar para o sudoeste da Louisiana para preparar refeições e continuar com o esforço de recuperação e reconstrução. Send Relief, o braço do ministério de compaixão para os Batistas do Sul, continuará enviando suprimentos de recuperação. 

Voluntários como Saxon persistem apesar dos obstáculos emocionais e físicos que acompanham uma resposta a desastres em seu próprio quintal. “Somos bastante resistentes”, disse Saxon. “Gente que trabalha com ajuda humanitária, a gente vê muito. Nós vemos as pessoas passando por isso, mas é um pouco diferente quando você está passando por isso e você está cuidando dos outros também.” 

 
(Fonte:Guiame)

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024