Por causa de incêndios no Pantanal, Sudeste pode ter chuva preta
Chuva pode chegar nesta semana. Este fenômeno já aconteceu no Sul do Brasil
Redação CPIMW
17 de Setembro de 2020

(Foto: Felipe Campos)

Nesta semana, a cidade de São Paulo pode ter chuva preta, segundo meteorologistas do Climatempo. O fenômeno ocorre quando o vento traz a fumaça das queimadas e incêndios florestais até uma área onde existem nuvens de chuva. Além do estado de São Paulo, é possível que a camada de fumaça encubra também áreas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Além da chance de chuva escura, há ainda a possibilidade de que o céu adquira tons alaranjados durante o dia. 

No entanto, a ocorrência do fenômeno depende da quantidade de material particulado trazida pelos ventos que sopram do interior do país em direção ao Sudeste. No último final de semana, a chuva de coloração escura ocorreu em regiões do Rio Grande do Sul. 

Em São Paulo, a fuligem que pode chegar à capital e deve ser originária não apenas do fogo que atinge o Pantanal, mas também das queimadas que ocorrem no interior do estado, explica Alexandre Galvão, meteorologista do Climatempo. No ano de 2020, os  focos de incêndio em SP mais do que dobraram, em comparação com 2019. O aumento ocorreu especialmente nos meses de agosto e setembro. 

"A chuva sempre lava a atmosfera, ela leva a poeira, poluição, eventual fuligem, todo material particulado que estiver na atmosfera. Então a chance de chuva escura é maior nas primeiras chuvas previstas", explica o meteorologista Alexandre Galvão.

Em 19 de agosto de 2019, o fenômeno da chuva negra ocorreu na cidade de São Paulo por conta de queimadas que ocorriam na Amazônia. 


 

(Fonte: G1)

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024