Universitários criam aparelho que elimina coronavírus do ar
Equipamento filtra moléculas do ar e diminui chances de contágio
Redação CPIMW
30 de Setembro de 2020


(Foto:Divulgação/Secom UnB)
 

Universitários do Distrito Federal estão desenvolvendo um protótipo de equipamento de ventilação capaz de filtrar moléculas do novo coronavírus que estejam circulando pelo ar. O aparelho de baixo custo foi pensado para ambientes hospitalares, onde há uma maior vulnerabilidade de contágio. 

O aparelho foi testado e teve sua eficiência comprovada. Atualmente, a equipe desenvolvedora está focada em outros experimentos para garantir a qualidade do aparato. "Estamos montando um novo protótipo para redução do ruído e fazendo testes de controle de vazão, de emissão, de desempenho, de autonomia e de redução de partículas em contexto geral", explica Izabel Cristina Rodrigues, coordenadora do projeto e professora de Farmácia da Faculdade UnB Ceilândia. 

"O equipamento filtra o ar utilizando basicamente a aceleração, projeção centrífuga e sedimentação, tratando 40 litros de ar por minuto, com um protótipo de pequeno porte. Estamos fazendo um modelo mais robusto para o dia a dia, com proteção para questões de ruído, limpeza, movimentação e tempo de operação", explica um dos representantes do IFB (Instituto Federal de Brasília). 

Para o professor Yuri Toledo, o uso do equipamento irá favorecer a eliminação do agente infeccioso logo no início da cadeia de contaminação.

O projeto conta com financiamento aprovado em edital lançado pelo COPEI (Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à covid-19)para viabilizar apoio à execução de projetos de pesquisa, extensão e inovação desenvolvidos na UnB com foco no enfrentamento ao novo coronavírus.

(Fonte: Correio Braziliense) 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024