Organização evangélica envia suprimentos para afetados pela guerra na Armênia
11 toneladas de suprimentos de socorro foram enviados para atender às necessidades de centenas de civis deslocados pela guerra em curso entre a Armênia e o Azerbaijão
Redação CPIMW
11 de Novembro de 2020

(Foto: Samaritan's Purse)

A organização evangélica de ajuda humanitária ‘Samaritan’s Purse’ (Bolsa do Samaritano, em tradução livre) enviou seu avião DC-8 com mais de 11 toneladas de suprimentos de socorro para atender às necessidades de centenas de civis deslocados pela guerra em curso entre a Armênia e o Azerbaijão.

Desde o início dos conflitos, em 27 de setembro, milhares de pessoas fugiram do Cáucaso, montanha, para Yerevan, a capital da Armênia, onde o grupo entregará roupas de frio. Segundo os voluntários, as roupas são extremamente necessárias neste momento.

“Nossa equipe está trazendo mais de 11 toneladas de roupas de inverno e cobertores, o suficiente para 500 famílias carentes. As botas, casacos, luvas, meias e roupas íntimas térmicas incluídas na remessa serão especialmente bem-vindos agora que as temperaturas estão constantemente caindo para 30ºF [-1ºC]”, disse um dos voluntários cristãos. 

 

Início do conflito

O conflito teve início na década de 1980, quando a União Soviética começou a se desintegrar. Embora a Rússia tenha intermediado um cessar-fogo em 1994, os confrontos continuaram. A maioria dos armênios vive na região de Nagorno-Karabakh, mas a região é reconhecida internacionalmente como parte do Azerbaijão.

“O conflito entre a Armênia e o Azerbaijão é de partir o coração”, disse o pastor e evangelista Franklin Graham, presidente da organização de ajuda humanitária. “Famílias são apanhadas no fogo cruzado de uma guerra brutal e milhares foram forçados a fugir. A Bolsa do Samaritano está trazendo uma ajuda essencial para as pessoas necessitadas, mostrando às famílias feridas que elas não estão sozinhas e que Deus as ama”, finalizou.


Leia mais: Armênia, Azerbaijão e Rússia anunciam acordo para fim de conflito

De acordo com o Guiame, na semana passada, foguetes e projéteis de artilharia lançados pelo Azerbaijão atingiram a capital da região disputada, Stepanakert, matando três pessoas, conforme relatou o Wall Street Journal.

A Rússia tem relações estreitas com a Armênia e o Azerbaijão, mas o apoio da Turquia ao Azerbaijão, que já está envolvido em dois conflitos por procuração com a Rússia na Síria e na Líbia, dificultou a mediação de Moscou. No entanto, ontem (10), a Armênia, o Azerbaijão e a Rússia anunciaram que assinaram um acordo para encerrar o conflito militar na região de Nagorno-Karabakh.

(Fonte: Guiame)

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024