Dia de votação em 2020 tem regras para uso de redes sociais
WhatsApp e Facebook não podem ser usados nem mesmo para declarar o próprio voto
Redação CPIMW
13 de Novembro de 2020

(Foto: Freepik) 

Nem todos sabem, mas o uso de redes sociais, como Facebook e Instagram, durante o dia das eleições municipais de 2020 possui algumas legislações específicas adotadas para conter o crime de boca de urna. Aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, não podem ser usados nem mesmo para declarar o próprio voto, já que as mensagens enviadas não podem ser "desvistas" por quem recebeu, de acordo com interpretação do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo o portal R7, no Facebook ou em outras redes similares, é permitido declarar o voto, sendo probida a solicitação de apoio para candidatos no dia do pleito. 

A legislação permite a manutenção da propaganda na internet só se esta já tenha sido divulgada antes do dia da eleição. Na hora da votação presencial, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

A boca de urna é quando alguém pede votos no dia da eleição, e tem pena de seis meses a um ano, ou a prestação de serviços comunitários pelo mesmo período, além de multa de quase R$ 16 mil.

(Fonte: R7)

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024