Covid-19: Idosos e profissionais de saúde terão prioridade para vacina
Indígenas também serão vacinados primeiro. Plano, porém, só ficará pronto quando houver registro de vacina pela Anvisa
Redação CPIMW
02 de Dezembro de 2020

(Foto: Reuters)

Ontem (1º), o Ministério da Saúde divulgou os primeiros pontos da estratégia para a vacinação da população contra a Covid-19. De acordo com a pasta, o plano será dividido em quatro etapas.

  • Primeira fase: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.
     
  • Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos. 
     
  • Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da Covid-19 (como pacientes com doenças renais crônicas e cardiovasculares). 
     
  • Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. 

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, ressaltou, porém, que o plano de vacinação contra Covid-19 só ficará pronto para valer quando a vacina estiver registrada na Anvisa.

Ainda de acordo com o secretário, a vacina que será administrada precisa ser termoestável, ou seja, que não precise de baixíssimas temperaturas de armazenamento.

Leia mais: Covid-19: Reino Unido deve iniciar vacinação na próxima segunda (7) 

Reino Unido aprova vacina Pfizer

Nesta quarta-feira (2), o Reino Unido aprovou o uso do imunizante da Pfizer contra o novo coronavírus. Esta vacina tem a necessidade de estar armazenada em baixíssimas temperaturas, o que já descarta o seu uso no Brasil, de acordo com a fala de Medeiros. 

Com a aprovação da candidata da Pfizer, o governo britânico se torna o primeiro do mundo a liberar o imunizante.

De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde britânico, a vacinação no Reino Unido está previsto para acontecer na semana que vem. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, classificou como "fantástica" a aprovação do uso da vacina.  

(Fonte: G1, Agência Brasil, Band e Uol)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024