Rio de Janeiro sofre sem abastecimento de água em várias localidades
O presidente da companhia afirmou que o problema ocorre devido a uma falha na maior elevatória da companhia
Redação CPIMW
07 de Dezembro de 2020


(Foto: Cedae/Divulgação)

O Rio de Janeiro está sem água há um pouco mais de duas semanas. De acordo com o presidente da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), Edes Fernandes, um dos motores na maior elevatória da companhia, em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste do Rio, quebrou, reduzindo a capacidade de bombeamento de água a 75%. 

Com isso, nesta segunda (7), 30 regiões do Rio ficarão sem água por conta de um rodízio que está sendo feito para atender toda a população afetada. O objetivo do rodízio, segundo a empresa, é "minimizar os transtornos à população". 

Os locais são: Campo Grande, Senador Vasconcelos, Santíssimo, Sepetiba, Jabour, Inhoaíba, Cosmos, Senador Camará, Sta. Cruz, Vila Valqueire, Queimados, Nova Iguaçu, Japeri, Belford Roxo, Parte de Copacabana, Laranjeiras, Sta Teresa, Rio Comprido, Riachuelo, São Francisco Xavier, Benfica, Rocha, Sampaio, São Cristóvão, Camarista Meier, Ilha do Governador, Realengo, Ricardo de Albuquerque, Anchieta, Madureira e Casadura.

Em entrevista à emissora Record TV, Edes Fernandes explicou que houve um atraso no conserto da elevatória em razão da falta de matéria-prima em meio à pandemia e que a previsão é a de que o serviço seja normalizado até o Natal. 

Na última terça-feira (1º), a Cedae, que passou a fazer manobras na distribuição, começou a divulgar um mapa para informar aos consumidores quais bairros estão sem água. 

Para acessar o mapa desta segunda, clique aqui:  https://storage.googleapis.com/site-cedae/Arquivos/mapas/MapaAreasPodemSerAfetadas.20201207.pdf

No site, a Cedae recomendou que as pessoas economizassem água durante esse período e anunciou outras medidas: 

  • Ações operacionais e manobras no sistema para redirecionar e equilibrar a distribuição de água nas redes de abastecimento; 
  • Atendimento prioritário com carros-pipa para hospitais e serviços essenciais; 
  • Disponibilização de carros-pipa para atendimento à população pelo telefone 0800 282 11 95; 
  • Criação de um Gabinete de Crise para acompanhamento das ações. 


(Fonte: G1 e R7)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024