Após um mês, abastecimento de água no Rio está quase normalizado
Cedae colocou para funcionar motor da Elevatória do Lameirão, no Rio Comprido
Redação CPIMW
23 de Dezembro de 2020

(Foto: Agência Brasil)

A Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto) colocou em operação, no início da semana, o motor da Elevatória do Lameirão, no Rio Comprido, Zona Norte da cidade. Com isso, a unidade já voltou a operar com 100% de sua capacidade, e o sistema de abastecimento para os municípios do Rio de Janeiro e de Nilópolis, na Baixada Fluminense, está sendo normalizado.

A elevatória apresentou problema no último dia 15 de novembro e está funcionando com apenas 25% de sua capacidade, deixando 1 milhão de consumidores sem água em dezenas de bairros do Rio e da Baixada Fluminense.

Ao todo, 25 empregados da companhia participaram da operação. O motor de 35 toneladas foi instalado na galeria de bombas da elevatória, localizada a 64 metros de profundidade.

A unidade tem a função de bombear água a uma altura de até 120 metros (equivalente a um prédio de 44 andares), criando a pressão necessária para iniciar o processo de distribuição para os municípios do Rio de Janeiro e de Nilópolis. 

“Assim que o motor chegou à unidade, na última sexta-feira (18), colocamos equipes trabalhando durante o fim de semana para que pudéssemos reduzir o prazo e voltar à operação com toda a capacidade da elevatória“, disse o presidente da Cedae, Edes Fernandes de Oliveira.

Para compensar os impactos causados à população, a Cedae vai reduzir automaticamente em 25% o valor das contas dos clientes afetados diretamente pela redução no fornecimento de água. A redução da cobrança será automática, sem necessidade de solicitação por parte do cliente.

(Fonte: Agência Brasil)

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024