EUA: após invasão do Capitólio, Congresso ratifica vitória de Biden
Donald Trump disse ainda que “haverá uma transição ordeira em 20 de janeiro”
Redação CPIMW
07 de Janeiro de 2021

Mike Pence condenou extremistas, afirmando que "a violência nunca vence" (Foto: AFP)

Após interrupção causada por extremistas apoiadores de Donald Trump, que invadiram o Capitólio, o Congresso americano confirmou nesta quinta-feira (7) a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais. O anúncio foi feito pelo vice-presidente dos EUA, Mike Pence, que também é o presidente do Senado.

“O anúncio do estado da votação pelo presidente do Senado será considerado uma declaração suficiente para as pessoas eleitas presidente e vice-presidente dos Estados Unidos para o mandato que começa no dia 20 de janeiro de 2021 e será inscrito junto à lista de votos nos jornais do Senado e da Câmara dos Representantes", afirmou Pence após a contagem dos votos do Colégio Eleitoral.

"Para aqueles que causaram estragos em nosso Capitólio hoje: vocês não ganharam", disse o vice-presidente durante seu discurso na reabertura. "A violência nunca vence. A liberdade vence. Ao nos reunirmos novamente nesta câmara, o mundo testemunhará novamente a resiliência e a força de nossa democracia. E esta ainda é a casa do povo. Vamos voltar ao trabalho", concluiu.

Segundo a polícia de Washington, quatro pessoas morreram durante a invasão à sede do Congresso americano na tarde de ontem (6), durante o processo de certificação da vitória do presidente eleito Joe Biden.

Uma das vítimas é uma mulher, civil e de identidade ainda não revelada. A polícia também informou que pelo menos 50 pessoas foram presas (a maioria por violar o toque de recolher).

Depois de uma grande manifestação que contou com a presença do ainda presidente dos EUA, Donald Trump, em frente à Casa Branca, alguns participantes marcharam até o Capitólio para denunciar o que consideram uma fraude eleitoral — o republicano afirmou aos presentes que eles e seus apoiadores "nunca concederiam" a vitória de Biden.

Invasão ao Capitólio para barrar sessão do Congresso que ratificaria vitória de Biden (Foto: Jose Luis Magana/AP)

Após confronto com policiais, algumas pessoas conseguiram entrar no prédio, o que provocou a suspensão das sessões no Senado e na Câmara e o bloqueio de acesso aos corredores das duas casas. 

Por volta de 22h no horário de Brasília, o Senado retomou a sessão. E, no retorno, Mike Pence afirmou que o Capitólio viveu um "dia sombrio".

(Fonte: G1 e BBC)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024