Enem 2020: uso incorreto de máscara no dia causará eliminação
O equipamento de proteção poderá ser retirado apenas para a identificação dos participantes, para comer e beber. Provas acontecem dias 17 e 24 deste mês
Redação CPIMW
11 de Janeiro de 2021

(Foto: Agência Brasil)

Após adiamentos por causa da pandemia da covid-19, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 acontecerá nos dias 17 e 24 deste mês na modalidade presencial, mas os candidatos terão de ficar atentos às regras para não serem eliminados precocemente. 

Como ainda estamos em tempos de distanciamento social, máscaras, por exemplo, serão obrigatórias e terão de cobrir nariz e boca. Se o uso correto não for respeitado, o estudante será eliminado.

Quem não estiver usando máscara será impedido de fazer a prova. Dentro de sala, os estudantes deverão permanecer com a máscara durante toda a realização do exame. Os candidatos poderão levar máscaras para trocar durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde. 

O equipamento de proteção poderá ser retirado apenas para a identificação dos participantes, para comer e beber. Toda vez que retirarem a máscara, os participantes não devem tocar na parte frontal dela, e devem, em seguida, higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador. As mãos devem ser higienizadas também quando os participantes forem ao banheiro e no decorrer do exame. 

Outra regra é o distanciamento social. As salas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estarão dispostas de forma a assegurar a distância entre os participantes. 

Quem for diagnosticado com covid-19 ou apresentar sintomas da doença, ou de outra infectocontagiosa até a realização do exame deve comunicar o Inep pela Página do Participante e pelo telefone 0800 616161. Esses candidatos terão direito de participar da reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro.

O candidato que for fazer a prova precisa levar um documento oficial original com foto e de ter uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. 

Após diversos pedidos de cancelamento, o Inep decidiu manter o exame, para garantir que os estudantes tenham acesso ao ensino superior e possam continuar a formação. Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que a autarquia preparou-se para fazer o exame em um contexto de pandemia. “Temos a segurança [de] que a prova deve ser feita e que as condições de aplicação são adequadas, são as que precisam ser tomadas." 

A versão digital do Enem 2020 será aplicado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

(Fonte: Agência Brasil)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024