Força Aérea envia para Manaus oxigênio de São Paulo
Sistema de saúde da cidade entrou em colapso por conta da pandemia da covid-19
Redação CPIMW
15 de Janeiro de 2021

(Foto: Centro de Comunicação Social da Aeronáutica)

A cidade de Manaus recebeu na madrugada desta sexta-feira (15) dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) carregados com cilindros de oxigênio enviados de Guarulhos, São Paulo. Eles foram enviados para ajudar o sistema de saúde do estado do Amazonas, que entrou em colapso após as internações por covid-19 no estado baterem recorde.

Por conta da sobrecarga, os hospitais ficaram sem oxigênios para pacientes. Na quinta-feira, o portal G1 registrou imagens de médicos transportando cilindros nos próprios carros para levar ao hospital e familiares tentando comprar o insumo. Doentes começaram a ser levados para outros estados.

De acordo com informações da FAB, os dois aviões Hércules que levavam os cilindros para Manaus decolaram do Aeroporto Internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira. O último voo saiu por volta das 20h30, com 6 cilindros de oxigênio. As aeronaves pousaram na capital amazonense no início da madrugada desta sexta-feira.

No total, 386 cilindros de oxigênio foram transportados, com mais de 18 toneladas. Eles serão utilizados pelos hospitais no atendimento aos pacientes da Covid-19 no estado.

A partir desta sexta-feira, o estado iniciou toque de recolher por 10 dias. Ninguém pode sair de casa entre 19h e 6h. A medida é uma tentativa de conter a propagação do vírus.

A empresa White Martins, principal fornecedora de oxigênio do governo do Amazonas, também conseguiu disponibilizar cilindros para o estado. A Polícia Militar da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) realizou, na tarde de ontem, a escolta de cilindros de oxigênio destinados a pacientes internados com covid-19.

Ao todo, 150 cilindros foram enviados, sendo 80 para o interior do estado e os outros 70 para unidades hospitalares da capital.

A empresa também informou ter identificado a disponibilidade do produto em suas operações na Venezuela e que "neste momento está atuando para viabilizar a importação do produto para a região".

(Fonte: G1)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024