Covid-19: Israel vê diminuição de contágio com vacinação e lockdown
País já vacinou 35,4% de sua população e está, atualmente, em seu terceiro lockdown
Redação CPIMW
22 de Janeiro de 2021

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu recebendo vacina contra a covid-19 (Foto: Amir Cohen/Reuters)

A estratégia de vacinação em massa de Israel aliada ao lockdown está começando a mostrar os primeiros resultados positivos. De acordo com autoridades do país, a taxa de transmissão do coronavírus caiu para um nível que indica estabilidade ou diminuição do contágio da covid-19.

As informações são da agência de notícias Reuters. Em 11 de dezembro, a taxa de transmissão (Rt) de Israel estava em 1,3. Cerca de 40 dias depois, ela caiu para 0,99 — o que significa que nem sempre uma pessoa consegue transmitir o vírus para outra. Isso ajuda a reduzir a gravidade da pandemia.

Até o momento, 35,4% dos habitantes de Israel — número que corresponde a 3,06 milhões de pessoas — já tomaram pelo menos a primeira dose do imunizante. O país está no terceiro lockdown desde o início da pandemia. Escolas, restaurantes, shopping centers e hotéis estão fechados atualmente. 

O vice-ministro da Saúde, Yoav Kisch, disse que essas medidas foram decisivas para reduzir não só a taxa de transmissão, mas também a gravidade dos casos.

"Estamos vendo a luz? Estamos vendo uma fenda nas cortinas. As vacinas reduziram principalmente a morbidade grave, não necessariamente o número de portadores", explicou o vice-ministro, ao Canal 13. 

Segundo Kisch, a redução teria sido mais significativa não fosse pela presença da variante britânica do coronavírus, que é mais contagiosa, de acordo com os estudos mais recentes.

(Fonte: UOL)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024