Indonésia escolhe evangélico para chefiar polícia nacional
País é de maioria muçulmana, e decisão enfrentou forte oposição de grupos islâmicos
Redação CPIMW
11 de Fevereiro de 2021

Listyo Sigit Prabowo (Foto: JPNN)

País mais islâmico do mundo, a Indonésia nomeou um evangélico para o cargo de chefe da polícia nacional. O general Listyo Sigit Prabowo, cristão pentecostal, é o terceiro funcionário de uma minoria religiosa a ocupar esta posição.

Prabowo foi aprovado por unanimidade pelo parlamento, apesar da oposição de grupos islâmicos. Ele promete criar “uma polícia confiável e combater o extremismo”.

Antes de sua nomeação, Prabowo era chefe da Agência de Investigação Criminal da Indonésia. Ele foi o único candidato do presidente Joko Widodo, aprovado por unanimidade pelo Conselho Representativo do Povo, câmara baixa do parlamento da Indonésia.

O presidente do Conselho Indonésio de Ulema (MUI) — um dos órgãos clericais islâmicos do país —, Muhyiddin Junaidi, se opôs fortemente à decisão de Widodo, declarando que “embora a Indonésia seja um país secular, não seria apropriado que o líder da polícia tivesse uma origem não muçulmana. Era natural que os líderes de qualquer país tivessem a mesma religião da maioria da população”.

A “Frente Pembela” e os apoiantes indonésios da rede internacional de terrorismo islâmico “Hizb ut-Tahrir” (Partido da Libertação) também tentaram mobilizar as pessoas nas ruas de Jacarta contra a posse do “Homem de Ambon”, como o chamam, depois de sua cidade natal.

Apesar destes incidentes, a oposição à candidatura de Prabowo foi mínima, dado que as maiores organizações muçulmanas de massa do país, Nadhatul Ulama (NU) e Muhammadiyah, deram abertamente o seu apoio ao general.

Ele também recebeu o apoio das principais organizações muçulmanas e clérigos islâmicos em Banten, uma das províncias indonésias mais conservadoras, perto da capital, onde chefiou a polícia local.

“Todo cidadão tem os mesmos direitos para alcançar uma posição de liderança”, declarou a Comunhão das Igrejas na Indonésia (CCI / PGI).

A organização saudou a nomeação do novo chefe de polícia, afirmando que “a religião de Prabowo não desempenhou um papel, o que importa são suas conquistas e sucessos passados, bem como sua visão para o futuro da Indonésia como um país democrático, livre, mas ordeiro”.

Durante o seu discurso de aceitação, Prabowo prometeu melhorar a força policial e “promover a diversidade”, para combater a discriminação que as minorias indonésias frequentemente sofrem.

Disse também que lutará contra o extremismo, apoiará a liberdade religiosa e trabalhará “para criar uma polícia confiável e transparente, para ser a protetora de todos os cidadãos da nação”.

(Fonte: Guiame)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024