Anvisa aprova medicamento para tratar covid e libera registro de vacina
Remdesivir é o primeiro medicamento aprovado para uso em pacientes hospitalizados. Antiviral não é vendido em farmácias
Redação CPIMW
12 de Março de 2021

(Foto: Ulrich Perrey/ Pool/ AFP)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira (12) a aprovação do primeiro medicamento com indicação em bula para tratamento de pacientes infectados pela covid-19, o antiviral Remdesivir.

O remédio é o primeiro medicamento aprovado para uso em pacientes hospitalizados. Trata-se de um antiviral usado de forma intravenosa (injetado) que funciona impedindo replicação do vírus.

No Brasil, o Remdesivir será usado em adultos e adolescentes com mais de 40 kg hospitalizados com pneumonia. Ele, porém, não poderá ser administrado em paciente que esteja em ventilação mecânica.

Vale ressaltar que o antiviral não é vendido em farmácias e não substitui a vacina.

A mesma medicação, da biofarmacêutica americana Gilead Sciences, também foi aprovada no ano passado para uso como medicamento oficial para o tratamento da covid-19 pela Food and Drug Administration (FDA), órgão norte-americano equivalente à Anvisa. A OMS, contudo, desaconselha o uso do medicamento.

No anúncio, o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da agência, Gustavo Mendes, disse que a Anvisa também concedeu o registro definitivo à vacina da AstraZeneca/Oxford, que já tinha autorização para uso emergencial no país, assim como a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

O primeiro imunizante a obter o registro definitivo no Brasil foi o da Pfizer.

Com a liberação, a vacina do consórcio AstraZeneca/Oxford terá uma etapa de produção no Brasil, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A autorização permite que a vacina seja aplicada em maiores de idade.

(Fonte: G1 e Agência Brasil)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024