Parecer do colégio episcopal sobre política e cidadania (2)
Orientações para os membros quanto à política
Colégio Episcopal da Igreja Metodista Wesleyana
03 de Abril de 2020

A IMW compreende biblicamente que é direito de todo cristão Metodista Wesleyano exercer a sua cidadania por meio do voto.

A IMW reconhece que diversos homens de Deus exerceram funções administrativas governamentais em sua geração, sendo instrumentos para salvação e bênção para o seu tempo, tais como: José, filho de Jacó; Neemias; Daniel etc.

A IMW orienta aos seus membros fazerem do voto um instrumento para eleger candidatos comprometidos com a ética cristã e capazes ao desempenho das funções políticas e civis, influenciando positivamente a sociedade na qual estão inseridos.

A IMW orienta que se procure na vida dos candidatos as seguintes qualificações: integridade, honestidade, moral ilibada, temor a Deus, submissão às autoridades, compromisso com a ética cristã e a verdade, com os valores bíblico-cristãos da família, bem como uma vida de prestação de serviço à sociedade.

A IMW tem por princípio e prática não se comprometer com candidatos ou partidos políticos.

A IMW tem por princípio e prática não consentir o uso da imagem por quaisquer meios, de suas autoridades eclesiásticas, representantes legais e clérigos, de seus templos, programações e eventos gerais, regionais e congêneres, bem como, a associação de seu nome, logomarca ou símbolos a candidaturas ou partidos políticos.

A IMW tem por princípio e prática orientar os seus membros quanto ao voto ético, sem, contudo, tolher o seu livre arbítrio e direito quanto à escolha de seus candidatos e partidos políticos.

A IMW tem por princípio e prática não autorizar aos seus clérigos a comprometerem-se com candidatos ou partidos políticos em nome da IMW, mesmo que seja na congregação que esteja sob sua responsabilidade.

A IMW recomenda que as Regiões Eclesiásticas através dos Conselhos Ministeriais Regionais nomeiem uma Comissão de Assuntos Políticos e Cidadania visando à orientação de seus membros.   

Atibaia, São Paulo, 11 de Junho de 2010.

Colégio Episcopal:
Bispo Elisiário Alves dos Santos – Presidente 
Bispo Sinvaldo Corrêa Coelho – Secretário 
Bispo Sebastião Calegari
Bispo Jamir Fernandes Carvalho
Bispo Oséas Macedo de Queiroz
Bispo Anderson Caleb Soares de Almeida
Bispo Roberto Amaral
Bispo José Damião Rodrigues de Souza 

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2022