Educação financeira em tempos de crise
Que estratégia posso colocar em ação para criar renda?
Redação CPIMW
09 de Junho de 2020

Se você tem bastante ou se tem pouco dinheiro, você foi afetado por essa crise! Cada um de uma forma diferente. — Eu sou endividado — Você nesse momento está passando por alguns apuros. A sua situação com certeza piorou. — Eu já sou educado financeiramente — Você também foi atingido nessa crise e talvez chegou o momento até de utilizar as suas reservas financeiras ou de emergência. Pode ser que você seja um investidor.  — Eu tenho as minhas reservas e estou tranquilo — Com a queda geral dos principais ativos financeiros e indicadores econômicos, você foi prejudicado, pois o mundo dos investimentos foi afetado. Mas é possível também que no momento esteja estudando algumas oportunidades para investir, principalmente no mercado financeiro. Para todas essas situações é momento de reavaliar o seu orçamento mensal. Não dá para administrar as finanças da mesma forma que administrava anteriormente. Como já falei, a crise atingiu todas as pessoas e no início era uma crise, ou tem sido, uma crise que alcança a área da saúde no primeiro momento, na segunda onda, essa crise alcança a área econômica e financeira e no terceiro momento, com certeza, influenciará o emocional e psicológico das pessoas. Então, o que deve ser feito? Vou compartilhar aqui algumas dicas:

1. Corte todos os seus gastos extras e priorize economizar dinheiro nesse momento. Se você tinha alguma reserva planejada para durar 1 mês ou 2, faça com que essa reserva dure o dobro do tempo. Pense em qual é o seu plano se perder a sua renda principal. Na verdade esta é uma pergunta muito clássica da educação financeira: O que você faria se perdesse a sua renda de um momento para o outro? Isso já tem acontecido com muitas pessoas. E se você nunca deu atenção para educação financeira/sabedoria financeira que tenho compartilhado de diversas formas em diversos lugares, esse é o momento de se atentar para o assunto. 

2. Qual é a sua verdadeira situação financeira? Qual o seu perfil financeiro quando falamos das suas demandas mensais? Você é uma pessoa investidora? Você é uma pessoa poupadora? Ou você é uma pessoa endividada? Como eu disse, todos nós agora, mesmo que eu não achasse interessante ou se eu não fazia, é momento de fazer e refazer o orçamento mensal. Analisar as suas receitas (entradas) e despesas (saídas) do mês com muito critério.

3. Sonhe em família. Aproveitando o tempo que muitas pessoas estão em quarentena, relativamente isoladas, pense como será o futuro da sua família! Quais são os objetivos familiares quando olhamos para o curto, médio e longo prazo? E não só sonhar. Mas como eu posso fazer um plano estratégico para alcançar esse sonho em família? É certo que esse tempo vai passar e nós estamos confiando!

4. Cuide de sua saúde financeira. Cuide de sua saúde física. Cuide de sua saúde mental e emocional. — Como eu faço isso? — Se apegue em Deus! Leia a Sua palavra! Ore, louve ao Senhor! Seja fiel! Certamente saindo desta situação, você terá muito mais motivos para louvar ao Senhor!

Que estratégia posso colocar em ação para criar renda?

É necessário criar oportunidades e talvez você já esteja em uma situação bem difícil. Coloque em prática um trabalho que envolva os meios digitais. Um serviço de digitação, tradução ou legendas de filmes, séries, por exemplo. Serviços por encomenda, entregas em restaurantes que estejam trabalhando. Você pode se oferecer para ser um ajudante e trabalhar de diversas formas em estabelecimentos que neste momento estão tendo grandes demandas de trabalho, como supermercados, drogarias, hospitais. É hora de deixar a vergonha de lado e se oferecer para um serviço de limpeza de um jardim, pintura de paredes, reparos domésticos, serviços diversos para quem está trabalhando em "home office", edição de fotos e vídeos, gestão de redes sociais. Inicie algo e tome cuidado com as falsas promessas de dinheiro fácil. Arregace as mangas! Mãos à obra! Não se permita ser dominado pelo desânimo! Esse é o momento para unirmos forças! Quem tem mais condição ajuda as pessoas que não têm. Tenho certeza que tudo isso vai passar! Estamos aprendendo muito e sairemos dessa situação melhores, diferentes e fortalecidos.

Um grande abraço a todos e que Deus nos abençoe!

Eduardo Medeiros dos Reis Filho — autor do livro Trabalhadores Não Precisam Ser Pobres — Ed. DSOP, educador e terapeuta financeiro, especialista em Educação Financeira e Investimentos, palestrante, professor, apresentador e pastor voluntário IMW Vila Nivi - Pq. Vitória, 3ª Região. 

Contatos: 
E-mail
eduardoreis.imw@gmail.com

LinkedIn
http://linkedin.com/in/eduardomreis

Livro
Trabalhadores Não Precisam Ser Pobres - Editora DSOP - 2019
ww.lerbookstore.com.br

Instagram
@eduardomrfilho

Facebook
https://www.facebook.com/eduardo.medeirosdosreisfilho.7

YouTube - Sabedoria Financeira 
https://www.youtube.com/channel/UCbzn0l1itT-ovYcGH_ZneHA

Hashtags 
#eduardomrfilho
#sabedoriafinanceira
#fé
#educaçãofinanceira
#aprendizadocontínuo
#trabalhadoresnãoprecisamserpobres

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
© Todos os direitos reservados. 2020