| Razões para jamais perder a esperança


Em 5 de agosto de 2010, parte de uma mina em San José no Chile desmoronou. 33 mineiros ficaram presos a quase 700 metros de profundidade com temperaturas aproximadamente de 40 graus. Depois de 69 dias, em 13 de outubro, eles foram resgatados um a um, com ajuda da cápsula Fênix projetada pela NASA. O acampamento que se construiu na superfície, que abrigou engenheiros, técnicos e jornalistas, tinha um nome sugestivo: Acampamento Esperança. De uma coisas todos nós sabemos, aqueles 33 mineiros quase soterrados, nunca perderam a esperança. Decidiram viver. Creram. Quero apresentar ao menos três razões para nesses tempos difíceis você não perder a esperança.

PRIMEIRA RAZÃO: Deus existe e intervém. Agora mesmo ele trabalha por você e pela humanidade. Quando olhamos para a beleza do universo e do planeta Terra, a precisão matemática, o perfeito ecossistema, etc, não podemos atribuir isso ao "acaso", isso não seria muito "lógico". Teísmo não é coisa de gente ignorante. Newton, Einstein, Pasteur, foram grandes cientistas crentes. Mas o que importa é saber que sim: Ele existe e se importa. Daqui pra frente, só um encontro pessoal com ele. Mas como disse Erico Veríssimo, "Dia virá em que nalguma volta de teu caminho hás de encontrar Deus".

SEGUNDA RAZÃO: DEUS GOSTA DE GENTE. Sim, Deus ama as pessoas. Claro, ele odeia seus pecados, egoísmos, injustiças, mas mesmo assim não desistiu dos seres humanos. João 3:16 nos lembra que Deus amou o mundo, as pessoas e deu de si mesmo, nos deu seu Filho, para nos salvar, sobretudo, para nos salvar de nós mesmos. Deus nos fez parecidos com ele, à sua imagem e semelhança, seres racionais e espirituais. Paulo, o apóstolo, disse que o amor Dele nos constrange. Deus gosta de mim e de você. Tem dúvida? Olhe para a natureza que ele fez e nos deu, olhe para o planeta terra, existe outro igual no universo fotografado pelo telescópio Hubble? Olhe para seus pais, amigos, são presentes de Deus, dentre outras graças. Ele nos ama. Mas e você, gosta de Deus? Já sentiu o seu chamado em seu coração? Jesus é a ponte que nos liga ao nosso Pai. Afinal Deus quer ser chamado de Pai.

"Pai nosso que estás no céu...".

TERCEIRA RAZÃO: Deus não quer nos matar. Não, essa Pandemia não vem de Deus. Ele está permitindo por causa das leis naturais do livre arbítrio e da responsabilidade (ou irresponsabilidade?) humana. Mas Deus é especialista em fazer limonada com nossos limões. Muitas vezes sofremos por causa de nossas escolhas, de nossos políticos ou escolhas da humanidade. Deus nos fez humanos. Mas Deus quer nos salvar e não nos condenar. Se isso acontecer é porque rejeitamos seu convite de resgate, de salvação. Ezequiel 33.11 na Bíblia nós lembra que não tem prazer nem na morte do ímpio. Em João 10.10, Jesus afirmou que ele veio para nos dar vida. Deus salva até mesmos os piores pecadores, caso eles se arrependam e busquem sua justiça, seu perdão. Zaqueu, o corrupto, foi salvo, Saulo, o cruel perseguidor, foi salvo, um ladrão morrendo na cruz foi alvo de seu amor, Deus não quer te matar com uma peste, Ele quer te salvar. Deixe-me achar, não fuja da esperança e do amor de Deus.

Sim, temos muitas razões para ter esperança. Quando olhamos para Deus e Jesus Cristo, o Deus-conosco, temos razões para jamais desistir. Afinal, o sol nasceu hoje outra vez. Esse foi mais um presente do céu. Você crê?

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024