Bispo Geraldo Lúcio | Substituir um homem de Deus


"Assim Salomão se assentou no trono do Senhor, rei, em lugar de Davi, seu pai, e prosperou" (1 Cr. 29.23).

Noto que algumas vezes temos dificuldade em relação às nomeações pastorais no tocante a substituição e erramos por não passar pelos princípios bíblicos. Aprendemos em Crônicas que o governo é do Senhor e não nosso: "Salomão se assentou no trono do Senhor". E ele foi bem sucedido e prosperou: ou seja, uma nomeação que deu certo. Fica muito claro para mim, ao longo de 35 anos de ministério pastoral, que não é fácil suceder ou substituir um homem ou uma mulher de Deus. 

Para facilitar nosso caminho nesta direção senti da parte de Deus de compartilhar quatro sucessões: Josué substituindo Moisés, Eliseu substituindo Elias, Salomão substituindo a Davi e Samuel substituindo Eli. 

Josué conviveu 40 anos com Moisés e substituí-lo foi uma tarefa tão difícil que o próprio Deus teve de incentivá-lo e encorajá-lo! Não temas, seja corajoso, anima-te! (Josué 1). Por três vezes Deus usou as mesmas palavras encorajando a Josué. Como fui com Moisés serei contigo. Como é bom contar com a cumplicidade e parceria do Senhor em momentos de incertezas.                

Eliseu sabia que a tarefa de substituir Elias não seria fácil e foi ousado, pediu porção dobrada do espírito que estava sobre Elias (2 Rs 2.10): Entendemos que sem a ação do poder do Espírito Santo nenhuma substituição ministerial será bem sucedida. Que o Senhor multiplique a unção sobre sua vida. Que a medida de Deus continue duas vezes mais sobre seu ministério.

Salomão quando substitui seu Pai solicita sabedoria para dirigir uma nação que expandiu muito as suas fronteiras através das conquistas e vitórias de Davi. Em 2 Cr 1.6 depois de Salomão ofertar mil animais sobre o altar, o texto bíblico diz no v.7 que Deus lhe pergunta o que ele deseja receber? Salomão declara para Deus que deseja sabedoria!      

Salomão declarou que o princípio da sabedoria é o temor do Senhor. Que este temor possa ser o termômetro da nossa santidade, da pureza, integridade no conduzir o rebanho do Senhor! Sábio para escolher, sábio para decidir, sábio para falar. Tudo que provém da sabedoria edifica, constrói!

Samuel antes de substituir Eli em 1 Sm 3.10 declarou: fala Senhor porque o teu servo ouve! Sensibilidade à voz de Deus. Era um tempo que rara era a revelação de Deus. Nunca tente substituir a voz de Deus por qualquer outra voz. O salmista declarou "ouve-se a voz do Senhor e ela é cheia de majestade". A voz de Deus tem o controle, soberania. A voz do Senhor sempre será um muro de proteção ao redor deste novo tempo ao suceder um homem ou uma mulher de Deus no apascentamento do rebanho.

Bispo Geraldo Lúcio Rodrigues é superintendente da Europa e Àfrica

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024