Anvisa aprova testes de coronavírus nas farmácias e drogarias
Os testes antes eram obrigatoriamente feitos em hospitais, upas e clínicas
Redação CPIMW
28 de Abril de 2020

Foto; Divulgação

 

Nesta terça-feira (28), a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou a aplicação de testes rápidos para análise de Covid-19, em farmácias e drogarias. Até então, os testes eram obrigatoriamente feitos apenas em UPAs, hospitais e clínicas. 

A decisão passará a valer após a publicação de uma resolução da diretoria colegiada no Diário Oficial da União. Antônio Barra Torres, diretor da agência, contou que a realização dos testes será uma estratégia útil para diminuir a aglomeração de pessoas em hospitais e postos de saúde.  

Durante a reunião, o diretor Marcus Miranda fez uma observação de que as secretarias estaduais e municipais de saúde devem se reunir com as farmácias para determinar um fluxo de informação sobre os resultados desses testes rápidos. 

A medida foi apoiada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), o órgão diz em nota, que “reivindicou do Governo o envolvimento dos 9,8 mil laboratórios de análises clínicas sob responsabilidade técnica de farmacêuticos e das 88 mil farmácias na testagem da população, tanto no atendimento privado, quanto público”. 

O presidente do conselho, Walter da Silva, diz que “a inserção dos testes rápidos nas farmácias comunitárias privadas é uma iniciativa importante para ampliar o acesso aos exames, reduzir custos, evitar aglomerações, bem como diminuir a procura de serviço médico em estabelecimentos da rede pública já altamente demandada”. 

“Se existem coletas sendo feitas em drive-thru, pelos próprios órgãos públicos de saúde, é perfeitamente razoável que os testes rápidos também sejam realizados nas farmácias, pelo farmacêutico, que é um profissional da saúde habilitado”, contou o presidente do conselho.

 

(Fonte: G1)

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024