(Foto: Divulgação)
O Brasil entrou no quarto mês de quarentena por conta da pandemia da covid-19, e o hábito de lavar as mãos constantemente aliado ao uso das máscaras de proteção — métodos de prevenção mais eficazes para impedir a disseminação do novo coronavírus — tem contribuído para o surgimento de alguns problemas de pele comuns, como acne, dermatites e alergias. Além disso, com o aumento do estresse, essas doenças também podem se agravar.
A rotina de skincare, portanto, torna-se mais que necessária para a saúde, mas é preciso ficar atento ao jeito certo de cuidar da pele, tanto do rosto quanto das mãos. O Voz de Mulher conversou com a dermatologista Irene Trisuzzi, que falou sobre como deve ser feita a limpeza e a hidratação da pele durante a quarentena.
Por causa da limpeza constante que fazemos nas mãos, a hidratação mais aconselhada é a noturna. Dra. Irene explica que toda as vezes que usamos o álcool para assepsia das mãos, o hidratante é retirado. “Ele fica por pouco tempo nas mãos se aplicado durante o dia. O ideal seria realizar a hidratação noturna das mãos”.
Quanto ao sabão a ser usado, a dermatologista fala que o ideal é procurar sabonetes neutros e/ou com compostos calmantes, como a calêndula, por exemplo. E para evitar o aparecimento de acnes, limpar corretamente o rosto é fundamental. “Deve-se limpar corretamente a pele antes e após o uso das máscaras com seu sabonete e tônico de limpeza facial, específicos para sua pele. E não se esqueça de hidratar.”
Aos poucos, algumas cidades começam a entrar no esquema de flexibilização do isolamento, com os estabelecimentos voltando ao chamado “novo normal”. No entanto, há quem ainda prefira esperar para procurar uma clínica de dermatologia e estética. Nesse caso, o tratamento caseiro é a saída para cuidar da pele, e Dra. Irene ensina uma receita de máscara de aveia e mel.
“Ela é excelente para o tratamento da acne, pois remove as bactérias que se acumulam em sua pele”, ensina a dermatologista. Confira abaixo o passo a passo da máscara de aveia e mel:
Ingredientes:
1/4 de xícara de aveia
1/4 de xícara de água
2 colheres (chá) de mel
Modo de preparo:
- Triture a aveia no liquidificador. Dessa forma, quando aplicar a máscara, você não terá problemas com grandes pedaços de aveia em seu rosto. Uma boa opção é utilizar a farinha de aveia, pois ela é bem fininha. Coloque a aveia em um recipiente e adicione a água. Adicione aveia o suficiente para deixar a mistura bem consistente. Agora, coloque o mel.
- Aplique a máscara em seu rosto e deixe agir de 10 a 15 minutos. Para retirar, lave o seu rosto com água morna e seque com uma toalha.
Bem-estar
Imunidade x alimentação: por que é essencial comer bem 02/09/2020Saúde
Horta em casa: alimentação mais saudável no isolamento social 24/08/2020Saúde
Benefícios da amamentação para mãe e bebê 11/08/2020Bem-estar
Estresse no trânsito: um dos principais problemas do século XXI 03/08/2020Igreja
EUA abre nova unidade de centro de apoio a grávidas 22/07/2020Bem-estar
Dia da Pizza: opções saudáveis para comer sem culpa 10/07/2020Saúde
Será que as redes sociais substituem as interações reais? 09/07/2020Bem-estar
Limpeza e hidratação da pele em dia durante quarentena 03/07/2020Bem-estar
Agorafobia: o pânico de sair de casa na pós-pandemia 18/06/2020Saúde
Desafios do home office na quarentena 16/06/2020