| Conexão esperança: valores cristãos em tempos de coronavírus


O COVID-19, o coronavírus, se espalha no mundo. Depois de aterrorizar a Ásia e a Europa, chegou ao Brasil. O governo federal, os estaduais e os municipais, tomaram medidas que visam diminuir o ritmo de contaminação. Então, eu e você já estamos bem informados sobre assunto. Enquanto eu escrevo este artigo, os telejornais não cessam de bombardear nossos lares dia e noite com atualizações sobre o vírus, seu avanço e explicações da ciência.

Entretanto, com certeza, como em todas adversidades da vida, podemos e devemos neste momento testar e revisitar os valores eternos do cristianismo.

Ousei então a pensar e compartilhar alguns ensinamentos e valores cristãos eternos, que precisam ser cultivados, revistados e praticados, no contexto atual.

Entre muitos, elenquei os valores abaixo.

1. O valor de pensar no outro, de amar o próximo como a nós mesmos. O cristianismo bíblico não é um caminho apenas vertical, mas horizontal. E nesses dados, precisamos pensar e amar ainda mais nossos doentes crônicos e em nossos idosos.

2. O valor de tratar o outro como a si mesmo. Jesus disse nos evangelhos: 

"Portanto, tudo quanto quereis que as pessoas vos façam, assim fazei-o vós também a elas, pois esta é a Lei e os Profetas. Os dois únicos caminhos" Mateus 7.12.

Se estás enfermo, cuide-se, se queres atenção dê atenção, se precisas de amor, ame, etc. Dê ao outro o que você quer receber. Funciona.

3. O valor do justo tratamento desigual que a todos iguala. 

Jesus afirmou: "... Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá." Lucas 12.48. Desde meus tempos de aluno e professor de Direito, aprendi que tratar a todos igualmente não é igualdade, mas desigualdade. Nesses tempos, devemos dar maior atenção, maiores direitos aos mais vulneráveis.

4.  O valor da higiene pessoal, da limpeza corporal e pessoal, ou seja, do cuidado consigo mesmo, como fator preventivo de infecções e de transmissões de doenças. O evangelho ensina: cuide de você. Paulo apóstolo ensinou: "Tem cuidado de ti mesmo...então salvarás tanto a vice como aos teus ouvintes". Se você se cuidar já vai estar ajudando muito.

5. O valor da fé e da esperança. Jesus combateu a ansiedade, Ele ensinou: "Não andeis ansiosos", "olhai as aves do céu". Deus cuida delas, cuidará de vocês. Jesus e seu cristianismo são um convite a "crer", a confiar, à transcendência. Ele disse a um pai aflito "Não tenha medo, crê somente". Ele disse a duas mulheres que tinham acabaram de sepultar seu irmão, Lázaro: "Se vocês crerem, verão a glória de Deus", e em seguida o ressuscitou. Jesus foi um semeador de esperança. Para Ele, a morte não coloca fim em nossa história. A crença na continuidade da vida no céu, longe de todo sofrimento humano, na casa de Deus, ao lado de Jesus, é uma crença de esperança. A mensagem cristã é então:  não se desespere! 

6. O indiscutível valor da oração de resistência. É espiritual também, e a oração está sempre em ordem. Leia 2 Crônicas 7. 13,14.

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024