Bispo Jamir | Deus está do meu lado?


https://artigos.gospelprime.com.br/files/2014/05/le-preghiere-funzionano.jpg

 

É muito comum pensarmos que quando as circunstâncias da vida são todas favoráveis, é porque Deus está conosco, aprovando nossa vida, nossa conduta.

E quando passamos por dias maus, quando passamos por tempos difíceis, quando sofremos a maldade dos outros, quando ficamos enfermos e sofremos dores, sofremos humilhação, perseguição, é porque Deus está contra nós.

Então, é muito comum concluirmos isto: se o tempo está bom, é sinal de que Deus está aprovando minha vida; mas se o tempo está mal, é porque Deus foi embora e nos abandonou.

Quero estudar dois textos da Bíblia com você. O primeiro, Atos 7.9: a Bíblia diz que José foi vendido por seus próprios irmãos como escravo para o Egito, mas diz esse verso que "Deus estava com ele". Isso me ensina uma verdade: DIFICULDADES E LUTAS NÃO SIGNIFICAM AUSÊNCIA DE DEUS.

Isso pode ser bem difícil de entender. José sofreu terrivelmente nas mãos dos seus próprios irmãos de sangue. Ninguém desejaria passar pelo que José passou, mas a Bíblia diz que Deus estava com ele! Naquele momento, e por longos anos, esta verdade sobre a presença de Deus, passou despercebida aos olhos de todo mundo e, talvez aos olhos do próprio José.

Ora, vamos concordar numa coisa: não é fácil perceber a presença de Deus em meio a uma luta, em meio a uma situação difícil. Não é fácil perceber a presença de Deus em meio a traições, mas a verdade é que, embora fossem essas as circunstâncias, o Senhor estava presente e respaldando a vida de José.

O que esse versículo revela para nós, é que enquanto José enfrentava duras e prolongadas lutas, Deus estava "nos bastidores" preparando o cenário para "a hora da virada."

O outro texto é o de Juízes 13 e 14, que conta a história sobre Sansão e nos ensina o oposto. Ou seja: BONANÇA NÃO SIGNIFICA PRESENÇA DE DEUS. Muitos, por exemplo, pensam: "Ah! Está tudo bem comigo, tenho tido paz e alegria em minha vida... Deus está me abençoando", quando na verdade, Deus deixou de respaldá-las com a sua presença.

Foi isso que aconteceu com Sansão. Lendo a história da vida de Sansão, encontramos isto: "O menino cresceu, e o Senhor o abençoou". Lemos também que "o Espírito de Deus fez Sansão ficar forte".

Num determinado momento da sua vida, Sansão negociou a santidade, brincou com o pecado. Deitou-se nos braços de Dalila, uma prostituta.


E iludido com as lembranças de como o Senhor o estava abençoando até então, achou que mais uma vez seria livrado sobrenaturalmente das mãos dos filisteus.

Mas ele estava enganado. Os inimigos o capturaram e o levaram à desgraça porque, àquela altura, "[ele] não sabia que o Senhor já havia se apartado dele" (Jz 16:20).

Há uma pergunta que devemos fazer todo o tempo em relação à nossa vida: Deus está do nosso lado? Como eu disse e procurei mostrar, a resposta nem sempre está nas circunstâncias. Você pode passar por problemas terríveis e ter crises medonhas e ter o Senhor guerreando ao seu lado, como aconteceu com José. Por outro lado, você também pode estar indo de vento em popa na vida, vendo tudo dar certo pra você e, como Sansão, não contar mais com o respaldo da presença de Deus.

Querido(a) irmão(ã), eu não sei se você está vivendo dias difíceis ultimamente, mas quando você estiver em luta, quando você estiver em crise, não pergunte “por quê?”. Não tente entender. Apenas dedique-se a buscar uma resposta: Deus está ao meu lado ou está contra mim nisto?

Da mesma maneira, quando você estiver vivendo tempos de bonança, não relaxe nos seus compromissos com Deus. Talvez você esteja perguntando: “Se as circunstâncias nem sempre O revelam, como vou saber de que lado Deus está?".

Amado, Deus está sempre ao lado dos que são fiéis! A aliança de Deus é para com aqueles que andam em aliança, em compromisso com Ele. Se você é fiel, Deus está do seu lado, não importam as circunstâncias.

 
*Bispo Jamir Fernandes Carvalho é Superintendente Geral da Igreja Metodista Wesleyana.

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024