Bispo Roberto Amaral | A fé é suficiente


Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente. (Mc 5.35)

A fé é bíblica e, teologicamente falando, é o meio legítimo pelo qual nos apropriamos do que Deus tem para nos oferecer. De tal forma que podemos afirmar que as coisas espirituais são recebidas pela fé. A cura divina, os dons do Espírito, a chamada ministerial e, o principal de tudo, o perdão de nossos pecados e o dom da Vida Eterna.

Na passagem bíblica acima encontramos um quadro que nos é muito comum. Um homem lutando desesperadamente pela vida de sua filha.

Jairo era seu nome. Jairo era um dos líderes da sinagoga de sua cidade.

Homem religioso e muito respeitado. Ele conhecia os preceitos de sua religião e sabia que pelo seus ensinamentos e tradição ele podia recorrer a muitas práticas no sentido de encontrar solução para seu problema. Jairo tinha uma filha gravemente enferma e na busca da cura para sua filha, dentre várias opções disponíveis na época, ele recorreu a Jesus. Já fazia algum tempo que Jairo vinha seguindo Jesus pelo caminho, esperando pacientemente que Jesus chegasse à sua casa.

Os passos de Jesus eram interrompidos a todo instante por uma e outra pessoa que vinha ao seu encontro, até que chegaram notícias da casa de Jairo. Seus amigos vendo-o já ansioso e percebendo a grande demanda pela atenção de Jesus, educada e respeitosamente chegaram a Jairo e disseram: Não incomode mais o mestre, pois tua filha faleceu. Foi neste momento, quando Jairo sentiu-se sendo tragado pelo abismo do desespero, que ele ouviu o Mestre dizer-lhe: Jairo, crê somente. Em outras palavras: Jairo, mantenha viva a tua fé, continue acreditando. Tua fé é suficiente.

Para muitos crentes, hoje, a fé já não faz sentido, a menos que esteja acompanhada de outros acessórios. Assim, apelam para o esoterismo, para o misticismo e a crendice popular.

No contexto teológico verifica-se uma tendência cada vez maior de transformar a razão e a ciência em elementos que têm como função autenticar a fé. Muitos pregadores modernos sustentam seus argumentos citando mais autoridades do mundo acadêmico, cientifico e filosófico do que propriamente a Palavra de Deus proferida por Jesus Cristo, pelos profetas e pelos apóstolos.

Na prática da vida piedosa, no dia a dia da vida cristã, muitas vezes nos sãos oferecidas as falsas asas da superstição, das crendices, e até da autoajuda. Devemos desprezar estas receitas baratas e ouvir aqui o que Cristo diz a Jairo no momento mais agudo de sua aflição: “Crê somente”. Jairo creu e viu a glória de Deus, o milagre, a ressureição de sua filha. 

Se você deixou de seguir a Cristo pelo caminho da fé sadia, iludido por falsas promessas, volte ao caminho e ouça a voz do Senhor Jesus. Ele diz: “Crede em Deus, crede também em mim” (Jo 14.1). Jesus é o verdadeiro Deus, Ele é o legitimo autor e consumador da fé. Arrependa-se hoje de seus pecados e diga a Ele que estás disposto a segui-Lo pelo caminho como Jairo fez, esperando somente em sua graça e misericórdia pela fé. O que importa é crer somente Nele.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso site: www.imw6.com.br.


Bispo Roberto Amaral é superintendente da 6ª Região Eclesiástica

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024