Bispo Joedir | Atitude x Decisão


Amados irmãos e irmãs, quero pensar nesta reflexão com vocês sobre Atitude x Decisão, uma vez que podemos ter atitudes corretas na nossa vida achando que as atitudes por si só nos levarão a ter êxito. Porém, se no final a nossa decisão for contrária à nossa atitude, podemos colocar tudo a perder.

Para poder explicar a importância de termos atitudes corretas com a decisão correta, quero pensar no texto do Evangelho de Marcos 10.17-22. Ressalto o versículo 21 que diz: Jesus olhou para ele e o amou. "Falta uma coisa para você", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me."

Conhecemos bem este texto que fala do jovem rico. Ele nos dá algumas lições valiosas sobre as atitudes que ele tomou. Normalmente alguém que tem posses pode pensar que não precisa de ninguém e de nada, mas este jovem embora tendo muitas posses de alguma forma estava se preocupando em ter a vida eterna.

Podemos perceber que a preocupação deste jovem era correta, pensava numa vida pós morte e para que ele pudesse alcançar, ele toma algumas atitudes:

1. O jovem procura a pessoa certa (v.17): Jesus. Vejo a importância de ressaltar que nos dias atuais, muitos procuram respostas em quem não tem para dar. Vejo até mesmo pessoas que se dizem servas de Deus, procurando soluções, respostas fora da pessoa certa que é o nosso Senhor Jesus Cristo.

2. Faz a pergunta mais importante (v. 17): Que faço para herdar a vida Eterna? Embora fosse alguém de muitas propriedades, não pergunta o que fazer para que o seu patrimônio aumentasse. Sabemos que quanto mais se tem, mais se quer. Este jovem mostrava claramente que tinha tudo, mas precisava de algo que ele ainda não havia conseguido comprar. Nós sabemos que dinheiro jamais comprará a vida eterna.

3. Obedecia os mandamentos (vv 19 e 20): Ver alguém diante do mestre abrir seus lábios e dizer “Tenho guardado os mandamentos desde a minha adolescência” é maravilhoso. Este jovem não estava falando com uma pessoa que ele podia enganar, ocultar, esconder, mas sim com aquele que sabe de todas as coisas. Jesus não diz que o jovem estava mentindo, mas concorda com a afirmação de que de fato aquele jovem obedecia os mandamentos.

Embora acima estamos vendo tantas atitudes corretas deste jovem, ele ouve de Jesus que precisava de uma única coisa para obter a vida eterna (v. 21): abrir mão de seus bens terrenos.

O texto no versículo 22 nos mostra que diante desta palavra, o jovem ficou muito triste e tomou uma decisão: foi embora, afastou-se de Jesus deixando claro para todos que já havia decidido o que era mais importante para ele.

Quero terminar esta reflexão dizendo: que possamos ter atitudes corretas na nossa vida, assim como devemos ter decisões corretas. Estamos num mês em que algumas mudanças pastorais já foram feitas e outras serão, que os pastores e igrejas tenham atitudes e decisões corretas.

Bispo Joedir Fernandes de Carvalho – Bispo da 5ª Região Eclesiástica

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024